Novo fenômeno das mídias sociais!
Começou a circular pela internet, iniciou-se em Pernambuco e já tomou conta de São Paulo, o Movimento “Multa Moral”. Carros estacionados nas calçadas, faixas de pedestres, vagas de deficientes recebem a “Multa Moral”. Quem aplica? O próprio cidadão. Como isso acontece? O Cidadão comum imprime um boleto pela internet e ao passar por carros que estejam nessas situações deixa no vidro a “multa”, que na verdade é uma ação de alerta ao transgressor de que sua atitude não é legal, no papel há a sugestão de que para amenizar o ato o motorista doe R$ 50,00 a uma instituição carente. O objetivo do movimento com essa ação não é multar para punir - até mesmo porque o cidadão comum não tem poder de policia para isso- e sim multar para educar. Não se sabe se já deu algum resultado, mas a movimentação na internet só cresce e em dias será um fenômeno nacional. No Facebook o acesso ao movimento é pela comunidade que originou essa nova onda das Mídias Sociais no Brasil
www.facebook.com/olhaamultamoral onde alem do incentivo as aplicações das “multas” há também o compartilhamento de fotos de carros em situações irregulares de todo o país.
O movimento que já conta com um site
www.multamoral.com é mais uma demonstração da força das Mídias Sociais. Búzios como qualquer cidade também sofre com a falta de educação e cidadania de motoristas o movimento multa moral cairá muito bem aqui também. Será que os “Ativistas das Mídias Sociais” de Búzios vão se interessar por uma ação cidadã não partidária ou vamos provar que todo nosso discurso de preocupação com a cidade é apenas visando às eleições? É esperar para ver se a moda , bem vinda, pega por aqui.
Victor Viana @VianaBuzios é jornalista, Escritor, Assessor de Imprensa e Analista de Mídias sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário