22.11.11

Mensagem aos jovens. Mesmo que forçada.


Esses dias recebi um e-mail de uma blogueira me pedindo para dar uma entrevista. Eu evidentemente disse que sim – nunca fujo de entrevistas e outras oportunidades de divulgar minhas idéias-  e ela me enviou as perguntas; eu respondi. Ao fim me pediu uma mensagem para os jovens.  Eu não me sinto a vontade para deixar mensagens ou dar conselhos as pessoas, mas como ela insistia dei minha mensagem. A entrevista ainda não foi publicada e acho que nunca será:
um desenho feito por um idiota ou por um gênio? 


Minha mensagem na integra:

você é a bola vermelha? 

Uma folha levando uma formiga 
“ È  difícil para mim dar uma mensagem aos jovens. Por muito tempo fui militante de uma religião, e como todo crente dizia muito o que fazer as pessoas, eu gostaria de esquecer esse tempo, mas faz parte da minha historia.  Antes quero dizer a vocês que possam estar me lendo, que estão livres para nem mesmo pensar no que eu estarei dizendo agora:
Jovens, não obedeçam seus pais; nem padres e pastores, nem governantes e autoridades de todos os tipos. Não obedeçam professores e diretores.  Não a creditem que eles saibam o que é melhor para vocês, eles não sabem.  Em alguns casos- alguns-  podem ter até uma boa intenção, mas se obedecerem e seguirem o caminho que eles apontam vocês trairão sua lenda pessoal, sua missão ou simplesmente se frustrarão na vida.  Só você e mais ninguém conhece o caminho, mais ninguém.  Você idiota da escola; você que fala sozinho, sonha acordado, não para em emprego, está atrasado na escola: você sabe o que deve fazer. Ninguém mais sabe o melhor para você. Quando te disserem que aquele líder é inspirado por Deus e que tem o dom de te dizer o que fazer; não acredite, é mentira .  Ele não tem esse dom.  Deus, Alá, Tao, Força Estranha ou “porra nenhuma” só revela isso a você. Por isso desobedeça. Você  que experimentou drogas ilícitas,  dormiu com estranhos, roubou alguma coisa na vida. Você sabe o caminho. Você que gagueja; gordão, magricela,  peituda,  quatro olhos, sabonete de quartel, sem futuro: Vocês movem o mundo!
Eu imploro; não obedeçam. Quando dizem o que você deve fazer ou ser não é para seu bem. É para satisfazer a qualquer outra coisa, menos a sua alma.  Por isso seja o que você quiser ser, se der tudo errado continue tentando ou que faça outra coisa qualquer, mas faça você.  Nós, eu e você, os que cansaram de repetir as formulas e decidiram ser livres somos os dessedentes de Eva – essa mulher lendária maravilhosa e que devia ser bem gostosa-  nós comemos da fruta proibida e assim abandonamos o chatíssimo Edem para ingressarmos no mundo;  onde podemos morrer, sangrar, sofrer e se decepcionar. Mas também podemos amar, sorrir e se mijar de rir, podemos gozar e sonhar!  O mundo é nosso, é seu. 
O louco do Tarô ou o Curinga do baralho. E vc quem é? 

Se eu tiver alguma coisa que possa dizer a vocês; digo para viverem por vocês mesmos.  Estudem, mas não acreditem que escola é seu segundo lar; outra mentira. A escola é só um lugar, se os sistema quisesse não precisaria de escolas.  Você também não precisa de igrejas, acredite em mim, você não precisa. Se quiser por alguma razão qualquer fazer parte de uma, faça. Mas nunca se esqueça que ela não pode dizer o que você| deve fazer.; porque ela não sabe.  Abram o coração e ame, o amor existe, talvez seja uma invenção também, mas mesmo assim ame.  É uma invenção que deu certo.

Espero  ter  ajudado”
Eu quando decidi ser um sonhador profissional 


Victor Viana @VianaBuzios 

3 comentários:

  1. A repórter devia ter publicado. Quem sabe quantos não teriam virado gente de verdade!?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Texto revolucionário na medida certa: a interna.

    Não precisou nem citar Nietzsche ou Krisnamurti e mesmo assim eles se sentem felizes com a mensagem. ;-)

    Esta mensagem deveria ser publicada. Se não o foi no jornal, que seja nos muros e postes desta cidade louca.

    Grande abraço do Eulálio.

    ResponderExcluir
  3. Ohm Sr. Eulálio, muito obrigado pelos elogios e por estar aqui no meu blog. A mensagem era para ter sido publicada junto com a entrevista que deu a um blog sobre juventude. Mas acho que não rolou, por isso postei aqui. Um grande abraço do Victor!

    ResponderExcluir