11.2.10

Governo adia definição sobre Plano Nacional de Banda Larga.

Decisão só será tomada em março, segundo ministro Hélio Costa.
Ministro afirmou que não está definida a reativação da Telebrás.




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para março a decisão sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que deve ampliar o acesso à internet de alta velocidade no país. A decisão foi tomada durante reunião do presidente com ministros nesta quarta-feira


“A reunião com o presidente foi muito positiva, mas não foi conclusiva. Ficou acertado que na primeira semana de março estaremos nos reunindo novamente para que a gente possa ter tempo de agora até lá e cada um dos ministros em cada um dos setores poder estudar com seus técnicos a participação de cada um. Só depois dessa reunião se terá como tomar uma decisão”, disse Costa.



O ministro disse que não está definida ainda a reativação da Telebrás, estatal de telecomunicações que teve suas funções reduzidas após a privatização do setor de telecomunicações. “Isso só será possível definir após a reunião de março também”, explicou.

Costa disse que durante a reunião foi debatida a possibilidade de desoneração tributária para os aparelhos de modem. “É muita informação e muita coisa sendo apresentada e precisa de um detalhe de cada ministério. Por exemplo, no caso da desoneração, que começa pelo modem e que é fundamental no processo de implantação da banda larga, temos a Fazenda que tem que avaliar cada detalhe”, explicou.

Segundo o ministro, o custo inicial do Plano não é alto, porque o governo trabalha com o cenário de implementação dele até o final do ano, apesar de também terem sido apresentados ao presidente cenários de aumento do acesso à banda larga no país até 2014.

“Os custos não são altos, porque o primeiro procedimento que está sendo tratado é de implantação em 2010. Temos projeto até 2014, mas qualquer ação leva em conta inicialmente 2010”, disse o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário