12.10.09

Schwarzenegger decreta dia de Harvey Milk



Decreto homenageia 1º político abertamente gay eleito nos EUA.
Lei estabelece dia 22 de maio, dia do nascimento de Milk, como data.


O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, firmou nesta segunda-feira (12) o decreto que cria o "Dia de Harvey Milk", em honra do primeiro político abertamente homossexual eleito nos Estados Unidos, cujo filme biográfico deu o Oscar a Sean Penn este ano.


A lei estabelece que 22 de maio, dia do nascimento de Milk, será a data para homenagear e recordar o político na Califórnia.


Milk contribuiu para impedir a aprovação de uma proposta que pretendia bloquear o acesso dos gays ao magistério, e foi membro do Conselho de Supervisores da cidade de San Francisco até seu assassinato, no dia 27 de novembre de 1978.


O assassino, Dan White, que havia sido supervisor da prefeitura de San Francisco, matou Milk e o prefeito da cidade, George Moscone, e se entregou à polícia horas após o crime.


Como pionero na defesa dos direitos dos homossexuais e depois transformado em um dos mártires do movimento, Harvey Milk foi homenageado com um filme protagonizado por Sean Penn e dirigido por Gus Van Sant, que deu um Oscar para seu roteirista, Dustin Lance Black, e outro para seu ator principal, Sean Penn, em fevereiro passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário