19.10.09

Lula compara transposição a projeto de Roosevelt ( Apenas uma mera comparação mesmo que nada tenha haver...)



Presidente rebateu as críticas de ambientalistas.
Ele disse que projetos assim aumentam oferta de emprego no nordeste.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar para trabalhadores no canteiro das obras de transposição do Rio São Francisco, em Sertânia, interior de Pernambuco, comparou o empreendimento ao do ex-presidente americano Franklin Roosevelt e rebateu as críticas de ambientalistas contra o projeto, afirmando que ele se destina a beneficiar o ser humano, e o ser humano "é o principal animal do mundo".


"Eu não quero que a gente mate um passarinho, um calango, ou uma cobra, mas não posso deixar o povo pobre passar fome. O principal animal do mundo é o ser humano", afirmou, de improviso.


Ele comparou a transposição do São Francisco ao projeto implantado no Vale do Rio Tennessee, em 1933, nos Estados Unidos, pelo então presidente Franklin Roosevelt. "Esta obra (a transposição do São Francisco), que é uma das maiores obras que estão sendo feitas no mundo, só é igual à que o presidente Roosevelt fez no Vale do Tennessee, que transformou aquela região em uma região produtora."


Lula se referia à iniciativa tomada em 1933 por Roosevelt, que criou a Tennessee Valley Authority (TVA) e deu início ao conjunto de programas e ações - o projeto chamado "New Deal" - que acabaram ajudando a tirar os Estados Unidos da depressão econômica iniciada em 1929.


Lula disse que projetos como o da transposição do São Francisco estão aumentando a oferta de emprego na região nordeste. "As pessoas estavam habituadas a ver os pobres do Nordeste irem para São Paulo procurar emprego na construção civil. Agora, quem trabalha na construção civil não precisa ir para São Paulo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário