13.12.11

Desmitificando Tancredo.



O pai do Sarney 

O Brasil se acostumou a cultuar heróis tolos.  Na verdade a formação dos heróis é um processo montado geralmente por aqueles que estão no Poder de uma instituição ou Estado.  Outro costume brasileiro é o de exaltar em excesso as virtudes de quem morreu e esquecer seus erros. Isso se dá muito com artistas, é o que se chama de necrofilia da arte.  Mas na esfera política isso também se dá; é a necrofilia  política.  Vejam o endeusamento que há sobre Tancredo Neves, que teria sido nosso primeiro presidente caso não tivesse morrido,  envolto com as lembranças históricas das “ Diretas Já”.

Tancredo teria sido um político pequeno, a quem nossa lembranças só teria asco. Isso se não  estivesse  agarrado ao Poder, como um carrapato, mesmo velho e ultrapassado.  Lembrem do Ministério horrível que esse Tancredo havia montado - e que esteve na governaça do pais na década de 80-  e em especial o vice que acabou sendo o presidente da republica recém restaurada; José Sarney.  Sarney é a herança de Tancredo, está ai até hoje ,  sempre se beneficiando do poder dês de então.

Hoje a direita tenta se beneficiar dessa imagem ilusória que se - ainda perssite- formou sobre Tancredo e tenta ou tentou elevar de todas as formas a imagem de seu neto; Aécio Neves.  Aécio é um político pequeno como foi seu avô, chegou onde chegou por meio das mesmas  maneiras nebulosas que o grupo montado por seu avô para estar a frente do pais em um momento histórico tão decisivo. Aécio é um antiquado e sem nenhuma visão política de verdade; apenas repete o B, A BÀ da antiga cartilha da escola montada por Sarney e todos os políticos que ingressaram na recém montada republica  por intermédio de seu avô, Tancredo.

Victor Viana  @VianaBuzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário