30.9.13

Búzios: Após polêmica do rejunte Rua das Pedras poderá ser tombada


Indicação do legislativo depende de aprovação do prefeito André Granado

Victor Viana  @VianaBuzios 
Matéria publicada originalmente em O Perú Molhado 


Após toda a discussão causada pela iniciativa da Secretaria de Obras e  Serviços Públicos de Armação dos Búzios  de rejuntar com cimento a Rua das Pedras, há cerca de 40 anos uma atração turística do balneário e considerada uma símbolo da cidade, ela poderá ser tombada como patrimônio municipal.  A proposta partiu do legislativo municipal através de uma indicação feita ao prefeito André Granado(PSC) pelo vereador Messias Carvalho (PDT), " eu já havia alertado o prefeito sobre o cuidado em situações inerentes a identidade buziana. Falei com ele para ter cuidado nessas questões. Foi assim com a SEB, com os pescadores no recolhimento de redes e barcos de pesca e agora com o rejunte da Rua das Pedras. Não foi por falta de aviso", referindo-se aos comentários de canto a canto da Cidade em relação a obra que chegou a rejuntar 100 metros da Rua das Pedras.

A indicação foi aprovada por unanimidade no fim da tarde da última terça-feira (24) pela Câmara de Vereadores. O executivo recuou da decisão e o rejunte da Rua das Pedras foi paralisado.
O rejunte foi paralisado/ Foto de Victor Viana 

A indicação está amparada no artigo 93 do Plano Diretor de Búzios que prevê a preservação de locais como a Rua das Pedras: " patrimônio histórico e cultural do Município, a ser preservado, por serem testemunhos mais antigos da história do lugar e importantes ao resguardo da identidade e da memória da população local, e, ainda, pelas características arquitetônicas...”.

O arquiteto Otávio Raja Gabaglia ( Otavinho), arquiteto que participou do projeto da Rua das Pedras e ex-secretário municipal do Governo Toninho Branco, disse que seu celular não parou de tocar quando começaram  as obras de rejunte do piso da Rua das Pedras e, em declaração dada ao Perú, classificou a obra de assustadora  O ex secretário de Turismo de Búzios no governo Mirinho Braga, Isaac Tillinger, estranhou o fato de que, segundo ele, ninguém foi consultado.

As redes sociais da Internet foram invadidas pelos protestos contra a desfiguração da Rua das Pedras, a mais importante de Búzios e uma das mais famosas do país.  O prefeito André Granado (PSC) cancelou a obra e preferiu não falar a imprensa sobre o assunto que foi noticia em sites e jornais de todo o país. No entanto o vice prefeito e secretário de Meio Ambiente de Búzios, Carlos Alberto Muniz (PT), explicou que a obra faz parte do Plano Verão de Búzios, "o objetivo é atender ás solicitações das mulheres e idosos que se acidentavam ao andar na Rua das Pedras á noite", e opinou: " Acredito que a gritaria parta da turma da oposição que bate em todas as ações do governo".

 A  discussão sobre a obra polêmica chegou a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) onde o deputado Janio Mendes (PDT) apresentou projeto de eli que determina o tombamento da Rua das Pedras como patrimônio estadual. 




Um comentário:

  1. Eu morei em Buzios 1983-1988, (e tenho boas e inesqueciveis lembranças dessa época), frente ao cais e onde ternina a Rua das Pedras e quando a hoje Orla Bardot.. ainda era de terra e mesmo assim muito bonita, como a Rua das Pedras. Algum aviso alertando para caminhar por ela con atençao, sera sufIciente e nao apagar a história da tradicional Rua das Pedras de Buzios. Hugo Soregaroli

    ResponderExcluir