2.1.13

Quando eu estava na escola.


A escola não estava comigo? Talvez.


Quando ainda frequentava a escola, eu era considerado um aluno desajustado, hoje sei que era apenas alguém perdido. Não quero justificar meus erros como jovem e estudante, assumo-os. Mas uma coisa eu dizia e na verdade estava certo- e pelo que vejo não mudou- a escola era uma chatice!

Nunca fiz parte de uma instituição tão ruim e com tantos profissionais totalmente despreparados para formar cidadãos ou pessoas de sucesso,isso não quer dizer que eu não tenha conhecido bons e até ótimos professores. Com o velho esquema do estudar para passar no vestibular quanta gente de potencial para coisas grandiosas que passam longe de vestibulares se perdeu no caminho.

O duro de tudo isso é que a escola não parece ter mudado muito da minha- na verdade das minhas, estudei em varias escolas- lá nos anos 90. E não me refiro só a escola publica- eu só estudei em escola publica- como também algumas particulares que ainda cismam em levar os alunos a decorar tabelas periódicas e capitanias hereditárias, puts meu Deus!

As escolas americanas ( publicas) estão levando seus alunos a terem aulas formais de como fazer vídeo profissionais para a Web, estimulando-os manterem blogs e trazendo o universo dos games para a sala de aula. E as escolas publicas – particulares também- do Brasil  ainda fazendo a avaliação total a base de provas com perguntas a serem respondidas.


Victor Viana @VianaBuzios é jornalista, assessor de imprensa e problogger, escritor - escreveu o Menino do Guarda Chuva - Uma historia de Búzios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário