18.2.11

Freira conhecida como ‘irmã internet’ é expulsa de convento na Espanha.

Mensagem sobre expulsão foi postada por religiosa no perfil do Facebook.
Em 2010, ela ganhou um prêmio pela digitalização da biblioteca do local.




















“Hoje me expulsaram do monastério. Há umas irmãs quenianas que tornaram minha vida impossível.” Assim a freira María Jesús Galán anunciou no Facebook a sua expulsão do covento. Conhecida na cidade espanhola de Toledo e nas redes sociais como ‘irmã internet’, ela viveu no local por mais de 35 anos.

O Arcebispado de Toledo se recusou a comentar o caso, divulgado pelo jornal local “ABC Toledo”, que considera o assunto da “vida interna” da comunidade religiosa.

Ao jornal, pessoas que não quiseram ser identificadas descreveram um clima de tensão no covento Santo Domingo el Real entre a freira internauta e outras irmãs. No local vivem 14 freiras estrangeiras, algumas da África e da Ásia.

A noticia da expulsão da “irmã internet” provocou protestos nas redes sociais. No perfil da freira, em que ela postou um rosto de mulher chorando, muitos deixam mensagens de apoio de diferentes lugares do mundo.

“Nasci feliz, vivo feliz e morrerei feliz… apesar de terem me expulsado do monastério por causa de três quenianas ambiciosas”, escreveu a irmã no seu Facebook, onde se define como alguém "que gosta de ler, de música, de arte e de ter amigos”. Até a tarde desta quinta-feira (17), eram quase 300 os amigos na rede social e mais de 600 seguidores na comunidade dedicada a ela.

A freira se recusou a falar sobre os motivos exatos de sua expulsão, alegando que o episódio “já passou e não vale à pena remexer na ferida”. “Estou em paz, sem nenhum tipo de rancor”, acrescentou no seu perfil.

Em maio de 2010, Galán recebeu o prêmio Mérito Regional do Governo de Castilla-La Mancha por seu trabalho de "catalogação de documentos e livros da biblioteca do convento, a introdução de novas tecnologia no ambiente tradicional e a contribuição pela difusão da comunidade na rede".

Pessoas próximas à freira disseram ao diário “El País” que, por trás da decisão, havia o descontentamento da hierarquia eclesiástica com uma religiosa que tinha cada vez mais notoriedade nos meios de comunicação.

5 comentários:

  1. E por falar monastério.......................... parece que Búzios é o mundo da XUXA: todo mundo tá Feliz!
    Quase não ouço reclamações dos Búzianos em blogs e em outros meios de comunicação. Saúde, beleza! Educação, numa boa! Saneamento Básico, uma perfeição! E nem do precário transporte público reclamam. Vou morar em Búzios. Será que é mania da região dos Lagos? Passividade acima de tudo!
    As únicas reclamações que sai no jornal o globo, são dos visitantes.
    Alô tem alguém aí em Búzios! Atende, ai Curinga!

    ResponderExcluir
  2. é uma verdade a pacividade parte do povo poucos comentarios demostrando revolta...estranho estaram todos em um estado de sonolencia burra em buzios? espero que seja apenas falta de acesso a internet

    ResponderExcluir
  3. odeval.

    acomodadinhos e reclamendo a beira da praia, acho que o morador de buzios esquece...

    ResponderExcluir
  4. Pois é anônimo, não precisa ter acesso a internet para que os cidadãos vejam o descaso por parte do poder público. O descaso está no mundo real e não no virtual. Navegar é preciso, mas “correr” atrás dos seus direitos também.
    Se não fosse a fama de balneário famoso, não sei não. Até quando? Será que mudou muita coisa após a emancipação?

    Odeval,

    Estão reclamando com ondas do mar? Ou com os peixes?
    Estão aprendendo com o povo de Cabo Frio, caladinhos a base de uma passagem no valor de R$1,00.

    ResponderExcluir
  5. Bem Amigo Julio, Há uma infinidade de blogs e sites feitos somente para expor as belezas da região. Há aqueles que ganham em divulgar essas belezas- reais e em alguns casos ilusórias- mas há uma blogsfera nascente se fortalecendo que denuncia e reflete sobre os problemas da região. Se olhar o histórico de postagens do meu blog verá que há muitas que tocam nesses assuntos, apesar desse blog não ser um blog de denuncias. Nos favoritos há a esquerda das postagens há link para blogs da região que também prestam esse serviço de utilidade pública e social. Se ler outros jornais alêm do Globo verá que não há gente caladinha aqui. Há muita luta por justiça e direitos também. Obrigado por participar, fica com a gente e a gente interage. Obrigado.

    ResponderExcluir