5.4.10

As nossas faixas de Gaza!!!! A corda arrebenta para o lado mais fraco.



Lendo estes dias o artigo de Sandro Peixoto na ultima edição do Perú Molhado sobre a rua 22, que separa Búzios de Cabo Frio, a que Sandro chama de Faixa de Gaza, lembrei-me de um artigo que eu mesmo escrevi sobre está rua ( També no Perú ). Isso me levou a lembrar que o Clovis Eduardo ( Do blog "O bloco do Clovis" e debatedor assiduo dos artigos de Esmael Carolho ) chama o bairro onde vive ( Divisa de São Pedro da Aldeia com algun municipio que agora não me lembro se Cabo Frio ou Iguaba) também de Faixa de Gaza. Quem não conhece bem a Região dos Lagos talvez não esteja entendendo onde quero chegar, mas o fato é que toda nossa região é formada por diversas "Faixas de Gaza". Como diz Carla Luiza ( Ativista ambiental de Barra de São João ) "O região para ter municipios mal divididos! E è claro que isso gera uma gama de problemas aos bairros que se encontram nessas "Faixas", e são problemas que não tem vislumbre de que serão resolvidos. No caso de Búzios pela pressa de que a emancipação fosse feita, na hora de fazerem o desenho do municipio não respeitaram limites naturais que devem ser levados em conta nessa hora, como por exemplo o rio Una que deveria separar Búzios do segundo distrito de Cabo Frio ( Tamoios ). È claro que essa é uma explicação oficial, há quem diga que as razões foram politicas e que foi apenas um acordo para que Cabo Frio não ficasse sem os Royalties do petróleo, que vem da praia da raza, que para surpresa de muitos não pertence a Búzios e sim a Cabo Frio ( Tamoios ), bem a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco , mas agora que as torneiras fecharam e não temos fatia do bolo de oleo, poderiam reentegrar terrritorios.



Victor Viana

Um comentário:

  1. Boa tarde Curinga.
    A muito venho não só debatendo as críticas do Esmael Carolho, mas acompanhando as matérias de seu Blog.
    Infelizmente, divisas entre cidades estão cheias de faixas "sem dono" e, assim como no caso da Terra Santa, essas faixas acabam abandonadas.

    Aqui onde moro, vivencio o que se pode constatar como a pior época do bairro onde cresci (Porto do Carro - dividido entre SPA e Cabo Frio). O descaso é total mesmo, não há limites.

    Não há segurança nem infra estrutura. Convivemos com tiroteios e assaltos todos os dias. As notícias de assassinatos estampam as manhãs nas rodas de bate papo.

    Hoje, sem dúvidas, moro no local mais perigoso da Região dos Lagos. Só o que temos é uma pista duplicada onde os turistas passam, uma lagoa suja e promessas de um certo político de anexar o bairro a Cabo Frio, como se isso fosse resolver algum problema.

    Pretendo sair desse bairro em breve.

    ResponderExcluir