6.1.12

Não é o usuário nem o capeta o culpado pelo avanço da droga em Búzios.



A repressão não é eficaz. 

Duas drogas ilícitas 


Escutei de um pastor protestante no ônibus esses dias que era o capeta que estava investindo sobre a cidade de Búzios e espalhando a droga entre os jovens; que é a falta de Deus - entenda-se falta de religião, mas exatamente de igrejas evangélicas-  que leva os jovens a usarem drogas.  Por outro lado muitos querem sustentar a simplista tese de que é o usuário que mantém o esquema da droga; esquecendo-se que a droga é  um negocio organizado como venda de álcool, cigarros, calcinhas e celulares  com pesquisa de mercado e até propaganda; a única diferença é que é ilegal.



Na terceira edição do Jornal A Rasa publiquei a matéria do jornalista Sergio Menna  onde noticiamos a apreensão de 239 pedras de crack na Rasa  e ainda o desmonte de um disck drogas.  Com certeza uma grande ação da policia militar, mas esse tipo de ação - mesmo que sempre necessária- nunca resolveu e nem resolverá o avanço das drogas. Pura e simplesmente porque  o uso de drogas é um habito tão antigo quanto a própria humanidade e nunca será exterminada da sociedade. Não achem com isso que sou a favor de ver nossos jovens escravizados a vícios nocivos  e que causam tanta dor e sofrimento a dependentes e  seus familiares, pois não sou. O que sei  - não acho, eu sei-  é que só o que pode  estancar esse processo de domínio da droga sobre a juventude é a implantação em caráter de emergência de educação, trabalho, cultura e lazer, tudo que não há para o jovem buziano.  Uma escola esvaziada de seu sentido de  ensinar os jovens a pensarem somada a total falta de  empregos justos e ainda o fato de essa ser uma cidade sem teatros, projetos artísticos,  cinema acessível , museus e incentivos as manifestações culturais das próprias comunidades. Ainda há questão de que, fora a gratuita praia e alguns showsinhos aqui e ali durante o anos não há  ações de lazer na cidade. È isso que detona na mente ociosa, mas fervendo de vontade de viver novas e intensas experiências,  o desejo pela droga.


Victor Viana @VianaBuzios

3 comentários:

  1. Concordo em número, gênero e grau. Parabéns. O resto é conversa fiada. Sem perspectiva vão fazer o quê??? É só entrar no Botas, para dar um pequeno exemplo e ver, mas ver de verdade. É só isso que tem para oferecer?!? Os professores se desdobram o que dá...

    ResponderExcluir
  2. Flor, isso é de proposito. Esses putos que governam Búzios e o mundo querem é isso do jeito que tá.

    ResponderExcluir
  3. Caras, droga m Buzios e tao farta como era nos anos90, 80, 70..e mais, para mim o que realmente marcou Buzios foi o assassinato daquela fulana pelo tal Doca Street, rsgado a vodka cocaina. Por isso vcs estao chovendo no molhado, isso nao vai acabar nunca porqu como disse Victor , nao ha real qualidade de vida nesta cidade.

    ResponderExcluir