20.4.11

Entrevista ao Curinga de Sr. Hélio o Aposentado Invocado.




Nos do Curinga de Búzios temos o prazer de entrevistar nesta semana o senhor Hélio o aposentado invocado, nesta entrevista Sr Hélio trata de vários assuntos relacionados à política corrupção no senado, Brasil bossa nova, fala um pouco de sua vida pessoal e uma serie de assuntos interessantes confira!





Senhor Helio seu blog é muito bem atualizado. Já vi noticias no Jornal Nacional que eu já tinha lido em seu blog. O senhor tem fontes quentes?
( Esmael Carolho )

Não tenho fontes quentes , mas acordo cedo e leio tudo na internet inclusive jornais e revistas. Seleciono o tema de maior interesse dos leitores e faço as postagens. A par disso eu gosto muito de ler livros sobre qualquer assunto o que ajuda no raciocínio lógico.



Quem no ponto de vista do senhor fez uma oposição mais sadia com o intuído verdadeiro de ajudar? (se é que isto é possível)
( Naldo MarqueZ)

A oposição Brasileira, sejam lá quem fosse a situação , sempre foi medíocre porque o jogo democrático nunca foi uma especialidade no Brasil. As soluções das divergências naturais em qualquer nação , foram resolvidas com revoluções e golpes de estado.
O povo, sempre ficou a margem das soluções e, portanto não se considerava representado nos destinos do país.
As elites (mesmo no bom sentido) consideravam o povo brasileiro como uma massa indigna e que deveria ser tratada como cidadãos de segunda classe e que fariam o que as cabeças pensantes mandassem.
Deu no que deu.



Há políticos honestos hoje no Brasil? Quem o senhor destacaria como exemplo hoje?
( Naldo MarqueZ)

Seria um exercício de adivinhação dizer se tem e quem seriam.
O que nós sabemos sobres os políticos é muito superficial porque eles se escondem em seu mundo particular e o que aparece para a população ou é falso ou é marketing.
O presidente Lula pela sua total exposição a mídia e por toda as investigações que fizeram para destruí-lo , no meu entender , é honesto. Naturalmente , existem outros.



Os mecanismos que regem um político o corrompem? Este complexo mundo da política não é feito para pessoas ingênuas baseado se neste ponto de vista eu gostaria de saber se o sistema corrompe uma pessoa?
( Naldo MarqueZ)

Ninguém corrompe quem é honesto , mas para sabermos se somos honestos é necessário passar por uma situação de corrupção. Eu explico: você está numa situação de comprador do estado e o vendedor te oferece 10% por cento para ganhar a licitação. Você aceita ou não? Pelo resposta sua resposta verá se é ou não honesto.





Como o senhor vê a oposição no Brasil? o governista hoje reclama de um atraso por parte da oposição que foi governo e também reclamava do atual governo quando era o posição e controverso ou é um querendo puxar o tapete do outro como o senhor vê este comportamento de quem assume este importante posto de se opor as idéias governistas.
( Naldo Marquez)

Já respondi essa pergunta , mas vou acrescentar uma observação. O Brasil não tem uma tradição democrática , tudo era resolvido à força. O diálogo é algo novo na solução das diferenças de visão , do equilíbrio entre os diversos grupos com interesses conflitantes e na busca legítima do poder.
Essa luta entre oposição e situação é legítima , é a razão de ser da democracia. Desse embate nasce a escolha popular pelo melhor programa de governo. E , assim , errando e acertando nós vamos caminhando.
Agora , o que não pode é um grupo vencer o outro fora da democracia.








Este continuísmo de um candidato de um mesmo partido faz bem a democracia? Tendo em vista que será o continuísmo de idéias? No caso a suposta substituição de um candidato a presidência como na sucessão do atual Presidente por Dilma Roussef.
( Naldo MarqueZ)

Não.
As forças democráticas têm a obrigação de expor suas idéias para que haja antagonismo e o povo, de posse das diversas soluções apresentadas, escolha a que melhor lhe convier.
O problema atual é que a oposição não tem coragem de mostrar suas intenções e ficou sem uma bandeira apropriada para se eleger.




Como é o aposentado invocado na intimidade: calmo ranzinza teimoso, tranqüilo como é o senhor no dia a dia?
( Raquel nascimento)

A grande vantagem de ser aposentado é que seja lá como for sua personalidade, você já não influencia nem para o bem e nem para o mal os colegas de trabalho.
Respondendo a sua pergunta eu passei por muitas situações na vida tanto boas como más e tudo isso influi no seu dia a dia, mas nunca na sua personalidade. Apesar de tudo não sou e nem nunca fui ranzinza e muito menos teimoso. Agora, tem dias que estou tranqüilo e outros não. Devido à ansiedade, que é a única doença que tenho, o normal é estar nervoso.




O senhor tem algum tipo de pretensão política, ou o trabalho do senhor visa somente a divulgar as suas idéias e opiniões.
( Naldo MarqueZ)

Engraçada a sua pergunta porque em 1958 fiz um teste vocacional ISOPE , que não deve mais existir e o resultado foi que eu um dia seria político.
Mas, na verdade não tenho intenção de ser político e o blog é para lutar contra a mentira da imprensa brasileira. Não para destruí-la, mas para tentar chamá-la a razão. Porque a imprensa é um instrumento da democracia.



Quais livros o senhor recomendaria, que tipo de literatura o senhor gosta de ler e me diga o nome de um filme marcante em sua vida?
(Raquel Nascimento)

Para os maiores de 50 anos eu recomendo "Dom Casmurro" de Machado de Assis e "O Jogador" de Fiódor Dostoiévski.
Para os jovens eu recomendo todos os livros de Brian Weiss
http://www.terra.com.br/istoe/1885/comportamento/1885_visoes_do_futuro.htm



Como o senhor viu o caso do mensalão?O senhor acha que este episodio histórico foi um divisor de água na política do Brasil?
( Naldo MarqueZ)

Não acredito em divisor de águas e, sim, no ensaio e erro da democracia. A velocidade do desenvolvimento de um país depende do trabalho de cada um, das exigências que cada pessoa faz de si mesmo e do consciente coletivo de uma nação. Tudo sobre a visão democrática.




Hélio o senhor é militar e mantém um blog onde emite suas opiniões com livre liberdade de expressão, hoje há uma propaganda eleitoral onde um militar discursa sobre as grandezas do regime que governou o país por 25 anos. Se ainda estivéssemos sob um governo militar blogs como o do senhor, do Terror do Nordeste e mesmo blogs como O Curinga de Búzios poderiam existir com a liberdade que existem hoje?
( Victor Viana )

Jamais existiriam. Os militares fazem parte da elite que se achava mais honestos que todos os brasileiros e que tinham os políticos como seres corruptos e que só pensavam em enriquecer a custa do povo brasileiro. Nosso grande erro, dos militares, foi pensar que a força era a melhor das soluções, mas descobriram tarde demais que a democracia é a maior força de uma nação. Todos os militares juntos, inclusive com a reserva, não somam 0, 005% dos brasileiros é muita arrogância achar que seriam a solução de uma nação.




Ainda fazendo perguntas relacionadas ao senhor ser militar. O que acha das indenizações que o governo concedeu a pessoas como o cartunista Jaguar, o   Gabeira e outros? È justo? O governo que os torturou era um e o que está concedendo a indenização é outro o que o senhor acha?
(Victor Viana )

Sou contra o pagamento de indenizações, a tortura é abominável e uma covardia sem par. Sou a favor do reconhecimento dos erros do Estado Brasileiro, cometidos pelos seus agentes, mas não através de indenizações pecuniárias. Mas tudo isso aconteceu porque a democracia foi destruída. Existiam meios democráticos para contestar o governo João Goulart, mas preferiram, mais uma vez, o golpe militar para assumir o poder. Esse expediente antidemocrático foi uma constante na História do Brasil. Eu reputo o nosso atraso a essa visão errônea de alcançar o poder.




Por que o governo do Presidente Lula agrada tanto aos pobres medidas populistas como bolsa família ajudaram ou as pessoas se esperam em uma pessoa humilde e apostam suas esperanças nela o que o senhor aponta no presidente como sendo a formula de seu sucesso? ( Naldo MarqueZ)

O presidente apenas conhece a pobreza profunda do nosso país. O percentual de pessoas sofrendo pela fome, pela ignorância, pela saúde e pelo desamparo é assustador.
Os brasileiros precisam melhorar sua renda, seu nível educacional, sua saúde, etc. para poder dar um salto de qualidade. Tudo isso levará séculos, não se enganem, mas precisamos começar de alguma forma e a que se apresentou foi essa da distribuição de renda através de programas sociais.
Precisaremos de muitos Lulas e muitos séculos para sermos uma nação de primeiro mundo.
Em 1969 os EUA foram à lua e, nós, até hoje não temos como ir. Só nesse caso são 40 anos de atraso e subindo.




Quais pontos o senhor aponta como positivo e negativo nesta gestão do atual governo ( Naldo MarqueZ)

No governo Lula só tem ações positivas. A diversificação do comércio internacional, as políticas sociais , a distribuição de renda , a política econômica que nos tornou , pela primeira vez na história desse país , credores internacionais.
O PAC , Minha Casa Minha Vida e a demonstração constante que o Brasil é um país democrático.





O atual presidente do senado esta no meio do furacão hoje o senhor José Sarney, no entanto ele sofre pressão envolvendo questões antigas porque o senhor acha que estas acusações vieram somente agora a tona e por que não antes a uma cassada pública a quem senta naquela cadeira ?
( Naldo MarqueZ)

O jogo político é feroz e quanto mais perto das eleições pior. O problema da oposição ao governo Lula é falta de bandeira para defender e , por isso , essa tentativa de desmoralizar o adversário político.
Quanto ao Sarney , ele é um homem que já deveria estar em casa há muito tempo. Suas práticas já são ultrapassadas , mas infelizmente existe um grande problema no Senado Federal e , também , na Câmara , o povo avançou e eles ficaram com táticas e procedimentos ultrapassados para os novos tempos.
Esse é outro problema de solução centenária , o que não impede que lutemos diariamente para que tudo mude.





É dificílimo alguém durar muito no exercício daquela função ( Presidente do Senado)porque isto acontece?
(Naldo Marquez)

O presidente do Senado é eleito por dois anos dentro de uma legislatura de 4 anos , ou seja , um mesmo presidente do executivo verá dois presidentes do Senado.
O Presidente do Senado só sai antes disso se renunciar a presidência.
O que está acontecendo é uma luta política pelo comando do Senado para confrontar o presidente Lula a cada mês e , assim , acha a oposição , conseguirá vencer as eleições de 2010.
É uma tática suicida, mas é uma tática. Veremos no que vai dá tudo isso.




O Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) voltou a afirmar nesta sexta-feira (3) que o senador José Sarney não tem mais legitimidade para continuar na Presidência do Senado, já que "não faz outra coisa senão explicar novas denúncias em torno de seu nome nesta atual situação o senhor que o senhor acha a este respeito é difícil ele se sustentar no posto de presidente do senado ou o fato de ter o apoio governista fará com que ele se sustente nesta cadeira maldita mesmo sofrendo um massacre publico?
( Naldo MarqueZ).

O Senador Arthur Virgílio com o apoio da imprensa brasileira tem seu discurso repercutido na mídia brasileira , mas ele próprio não tem legitimidade para ser Senador e só não foi ao Conselho de Ética porque o PT é um partido sem pulso e em muitas vezes seus membros no Congresso , principalmente, no Senado estão resolvendo seus próprios problemas pessoais , fazendo com que o presidente Lula tenha que intervir diretamente para solucionar os impasses.
Quando a oposição está ativa e atacando a situação já deveria estar com todas as respostas e ocupar a tribuna para defender seus aliados políticos.






Principalmente noticias relacionadas ao PT. O senhor é Petista filiado o partido ou somente um Lulista de coração?
( Raquel Nascimento )

Somente um Lulista de coração. Acho que o PT não está a altura do presidente Lula , principalmente , os Senadores Eduardo Suplicy e Aloísio Mercadante.





Tendo vivido no Rio quando era o distrito federal e hoje estando em Brasília o senhor partilha da idéia de que o novo distrito federal foi construído onde está para limitar o acesso de manifestações populares como era mais fácil No Rio?
( Victor Viana )

De jeito nenhum . A transferência do DF para o centro-oeste brasileiro trouxe o progresso para todo o Brasil e não só no litoral. Foi brilhante.





Eu pensava que o senhor era jornalista, seu blog é muito bem elaborado em relação as noticias e comentários políticos. Agora aposentado faz o que realmente gosta?
( Victor Viana )

Faço o que realmente gosto, mas tudo que se estuda nos traz conhecimentos que , sempre , nos ajudarão em qualquer área que quisermos atuar. Recomendo estudar muito , ler muito , trabalhar muito e observar muito. Nunca fui um estudante de notas brilhantes , nem perto disso , mas fora das provas podemos consultar dicionários , fórmulas matemáticas , livros , mapas , está tudo ao nosso alcance.






Sr. Helio, tocarei em um ponto bem delicado e entenderei se o senhor não quiser responder. Seu filho foi assassinado em Fortaleza. As razões estão ligadas a criminalidade dessa cidade? Fui uma vez a Fortaleza e me impressionou o numero de pessoas mendigando nas ruas por toda parte (parecia que estava na Índia ), se tiver essa relação isso move sua visão política e até humanística?
( Victor Viana )

Não , minha visão política e humanística vem de muito antes do falecimento do meu filho.




O Sr. Morou no Rio na década de 50? Como era o Rio da Bossa Nova? Ele realmente existiu?
( Victor Viana )

Existiu , e era muito gostoso e , principalmente , seguro.Na década de 60 e 70 , também era maravilhoso. Além do que , eu era jovem.





O Senhor hoje mora em Brasilia onde viveu um presidente Bossa Nova rsrsrs. Da para sorrir nessa cidade?
( Raquel Nascimento )

Cheguei em Brasília em 1983, mas passei um mês em 1961 e depois uma semana em 1974. Brasília hoje é uma metrópole. Com duas netas brasilienses eu sorrio todos os dias.





O Curinga se sente honrado em poder contar com esta espetacular pessoa que não ganha Nada com o esforço diário de Seu Blog mais se dedica a informar e um comunicador solidario que tenta mudar e melhorar este país tão sofrido valeu Sr Hélio o super Aposentado Invocado.

4 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista e, claro, pelo "escolhido" o amigo "Invocado". Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado H. Pires! O " invocado amigo! é uma referencia para mim. Obrigado por ter nos visitado.

    ResponderExcluir
  3. Roberto M Almeida21 de abril de 2011 05:47

    Caro coringa, leio o blog deste velhinho porreta todos os dias,este é um tipo de pessoa que a gente tem o prazer de conversar todos os dias, pena que eu não moro em Brasília. Conheci seu blog agora, já está na lista dos favoritos.
    abraços,,,

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meu amigo Roberto! Eu também leio o blog do velinho rsrsrs

    Lembra: " Boata fé no velinho que o velinho é demais" .... Fico feliz que esteja lendo meu blog, é uma honra.

    ResponderExcluir