6.1.10

Liberaram a venda da Erva nas prais do Rio!!!!! Não éw a erva do capeta é a erva mate!!!!!!! Tradição carioca...


Ambulantes comemoram a liberação da venda de mate da galão nas praias
Antero Gomes - Extra






RIO - A prefeitura anunciou a liberação da venda de mate de galão nas praias cariocas por ambulantes licenciados. A Vigilância Sanitária vai recolher amostras do produto, para examinar se está adequado para consumo. Caso sejam encontradas irregularidades, o ambulante poderá perder a licença. A venda da bebida em galão estava proibida nas areias cariocas, mas o prefeito Eduardo Paes optou por liberá-la, já que se trata de "uma tradição" na cidade. Outros produtos vendidos nas praias, como queijo coalho e camarão, no entanto, continuam vetados.

Ambulantes se reúnem para comemorar a decisão
Paes decidiu rever a proibição na tarde de quinta-feira, depois de um encontro com vendedores da bebida em seu gabinete. Após ouvir as reivindicações dos ambulantes, o prefeito anunciou que a venda seria liberada, contanto que o produto atenda a determinados padrões.

Nesta sexta à tarde, ambulantes se reuniram no Posto 9, na Praia de Ipanema, para comemorar a decisão do prefeito. A dez metros de uma barraca da Operação Choque de Ordem, o grupo brindou com copos de mate.

"
É a volta do liberadão!
"
--------------------------------------------------------------------------------
- A gente está gritando "É a voltado liberadão!". Fiquei 20 dias parado, em casa, porque havia repressão aqui em Ipanema à venda de mate em tonel. A gente depende disso para viver. Não fui trabalhar em Copacabana porque havia o risco de ter os galões apreendidos de uma hora para a outra - disse Edvan Victor da Silva, de 32 anos, que há três trabalha nas praias.

- O proibidão voltou, o geladão voltou! - gritava o vendedor de mate Leonardo da Silva Costa, de 25 anos.

Houve confraternização também entre os ambulantes e a clientela. Em Copacabana, a notícia era festejada pelos banhistas. Lá, a repressão ia começar este mês. Em Ipanema, muita gente ficou aliviada com a decisão tomada pelo prefeito Eduardo Paes.

- Antes do fim do ano, não estava dando para encontrar mate. Depois, de vez em quando, aparecia alguém dizendo que estava proibido, mas que estava vendendo. Não tem jeito: mate é a melhor bebida do verão - comemorou o técnico de informática Daniel Barreto, de 20 anos, enquanto comprava um copo de Douglas Oliveira Silva, de 21 anos.

"O mate é a cara da praia", diz banhista em Ipanema
Seu amigo, o auxiliar administrativo Abraão Hage Machado, de 20 anos, mal chegou à praia e uma das primeiras coisas que fez foi pedir um copo de mate gelado:


- O mate é a cara da praia. Todo mundo bebe. Não tem nada a ver reprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário