22.2.15

Búzios: Entrevista com o governador Pezão.


Acabou de ser publicada em " O Perú Molhado" entrevista que fiz - junto ao jornalista Hamber Carvalho, com o governador Luiz Fernando Pezão, que ao responder nossa pergunta; se usaria a água da represa de Jurtunaiba - que abastece ‪ Búzios , onde moro, para atender à crescente demanda hídrica da região do entorno do COMPERJ, empreendimento da Petrobrás instalado no município de Itaboraí, ele afirmou que a única represa que pretende construir é em Cachoeiras de Macacu, onde eu nasci.

 Isso me fez lembrar que na década de 80 o combatente Pe. Joaquim liderou a cidade em protestos contra uma barragem no mesmo local, o Guapiaçu. O que levou aos protestos foi a constatação que se construída a barragem expulsaria centenas de famílias do campo e resultaria em um déficit de produção agropecuária para o município e áreas da região metropolitana, considerando que a área pretendida para sua implantação alagaria as terras mais férteis da região.

 A represa sendo construída hoje poderia causar um problema ainda maior que na década de 80, já que a produção agrícola de Cachoeiras de Macacu é hoje responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos, como a cidade do Rio de Janeiro. Isso me fez dar uma pesquisada de como andam as opiniões dos meus conterrâneos sobre a construção da barragem e descobri que protestos semelhantes aos da década de 80 estão acontecendo na cidade e que, inclusive, recebem o apoio do saudoso padre.

 Além de toda a questão social, política e editorial que leva a juntar esses fatos, há também a força da história, que é cíclica e junta pedaços de nós mesmos sem que estejamos esperando.

A baixo o trecho da entrevista em que Pezão responde a pergunta sobre a Região dos Lagos com a afirmação sobre Cachoeiras de Macacu: 


" A grande imprensa do Rio de janeiro alardeou na semana passada sobre a possibilidade de ser feita a transposição de água da Lagoa de Juturnaiba para abastecer os municípios de São Gonçalo e Itaboraí. Juturnaiba está listada nas opções do Estado para abastecer estes ou outros municípios?

Pezão: No momento, a barragem do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, é a única represa que pretendemos construir."


Leia a entrevista na integra   www.issuu.com/operumolhado/docs/1234/6

Nenhum comentário:

Postar um comentário