![]() |
Barra de São João |
"Só represento o que Deus fez. Se Ele achasse que o "membro" é feio, teria feito o homem "liso".
Teria nascido em algum mês do anos de 1936 e foi criado em extrema pobreza, ele nunca teve uma festa de aniversário quando criança, mas ao completar 60 anos, o já consagrado escultor pôde oferecer um almoço de 50 convidados. Lenhador de 1954 a meados de 1988, recebeu a primeira parcela do auxílio concedido pela I Bienal de Escultura do Rio de Janeiro - para o qual foi um dos 20 artistas
![]() |
Chico Tabibuia tem esse nome por ter usado muito essa madeira como material de suas peças |
Sua escultura é religiosa, respeitada e elogiada por críticos de arte e apresentada em importantes exposições: coletivas, em Paris e Cali (Colômbia); individuais, no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio, em São Paulo, Niterói, Cabo Frio, Barra de São João e agora, Casimiro de Abreu e, em Barra, na nova Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, um dos primeiros a elogiar, na imprensa, a obra singular de Chico Tabibuia
![]() |
Silva Jardim |
Uma das mais ousadas esculturas eróticas de Chico Tabibuia - uma mulher que mantém relações sexuais com dois homens - esteve na monumental mostra de arte, a maior já aqui realizada, "Brasil, 500 anos", no Ibirapuera, São Paulo, com apresentações em outras capitais, inclusive fora do país.
Se alguém chocar-se com a representação, de corpos completos, com seus órgãos sexuais, vale lembrar o que diz Tabibuia: "Só represento o que Deus fez. Se Ele achasse que o "membro" é feio, teria feito o homem "liso".
Peças de Chico Tabibuia podem ser vistas gratuitamente no Museu Casa de Casimiro de Abreu em Barra de São João, na Sala Chico Tabebuia em Tamoios ( 2º distrito de Cabo Frio) e no Museu de Silva Jardim.
![]() |
Sua obra hoje é disputada por várias cidades |
"Tabibuia teve uma iluminação soberba, ao declarar que numa de suas obras (Puri) a natureza é de feminina e feminino".
Carlos Drummond de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário