27.9.11

São Cosme e Damião, muita saudade....

Hoje é um dos dias em que se comemora São Cosme e Damião - que quando criança eu pensava ser um santo só !"Cosme Damião" srsr- tenho muitas boas lembranças de infância.  Corria toda a pequena cidade de interior onde nasci - Ribeira- pegando doces em casas, nas igrejas e nos centros de macumba. Lembro-me de doces que nem sei se existem mais.  Os festejos desses dois santos católicos - na minha a comemoração era católica- foi minha percepção do sincretismo religioso brasileiro. Vizinho adeptos do camboblé também distribuíam os doces e punham oferendas para os Erês nos pés das arvores - onde eles gostam de brincar-  era uma convivencia pacifica. Só anos depois viria o boom do pentecostalismo exacerbado - tanto das igrejas evangélicas quanto nos movimentos carismáticos da Igreja Católica- e transformaria os inocentes erês em demônios e os santos Gémeos seriam repudiados até por núcleos da própria Igreja Católica.

Eu mesmo - para ver se conseguia passar de ano na escola- fiz uma promessa certa vez aos loirissimos rsrsrs Santos católicos que nos terreiros ficavam negros e musculosos quando "baixavam" nos corpo de dois irmão gêmeos lutadores de capoeira da Ribeira lá no Centro de Dona Laura, que era amiga do Padre da Teologia da Libertação e hoje é evangélica.

Gosto muto dessa festa e sinto muito que meus filhos talves não vivam a alegria que ela me proporcionava, a mim e meus amigos.

Uma vès assistindo a uma entrevista de Leonarbo Boff ele contava que ao ser julgado pelo Cardel  Ratzinger       - hoje Papa Bento XVI- e foi perguntado se havia vindo sozinho a reunião. Leonardo Boff - ainda frade Franciscano- respondeu que vinha com dois advogados conhecidos no Brasil. O cardeal ficou irritado e perguntou quem eram. "È Cosme e Damião" os santos que acompanham aqueles que são presos injustamente no Brasil. O Cardeal manteve uma atitude fria. Mas Boff narrou ter se sentido muito feliz em dizer isso ao seu "torturador" .

Eu poderia por aqui a historia oficial dos santos, ou a hsitoria dos orixás que eles representam no candoblé, mas haverá muitos sites hoje fazendo isso. Preferi contar essa historia pra vocês.

Victor Viana @VianaBuzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário