13.8.10

Mario Josè Paes ( O Maradona de viver a vida para os noveleiros e o dono do Cine Bardot para os Buzianos) vira assunto no Face Book







Assim que minha fonte dentro da Rede Globo ( alguém do Baixo- Clero é claro rsrssr, na verdade alguém da limpeza) me informou que Mario José Paz -dono do cinema de Búzios- Ia atuar como um técnico de futebol em Malhação eu pus no Twitter- antes da própria Rede Globo- e de lá foi para o Face Book e meu amigo professor de artes e artista grafico Ed Sartori Leu e comentou. Eu como sempre respondo os comentários em minha pagina, e papo vai papo vem o Ed me conta essa ótima historia sobre o Mario- aquele que foi a verdadeira Helena de Manoel Carlos em Viver a Vida, segundo Raquel Nascimento. Vejam:



"O Mario é uma pessoa maravilhosa, nos conhecemos nos anos 80, estava fazendo um folheto para a pousada Casas Brancas. Eu e fotógrafo demos uma parada no Fígaro (na praça) bebíamos uma cerveja, aguardando o sol baixar, quando der repente aparece uma figura sem camisa e com uma calça branca enrolada até a canela, se apresentou e disse que ouviu nossa conversa, falávamos sobre cinema.. Disse que era o dono de um cine em Búzios, argumentei dizendo que não existia cinema em Búzios... então ele nos levou até o "cinema" era um espaço sem nada, ai ele começou a dizer, aqui será o café, as poltronas terão os nomes das pessoas que ajudarem com doações, agora só falta o sistema de ar condicionado, o projetor e etc. Falei que trabalhava com o grupo que fazia o Festival de Cinema do Rio, os olhos dele brilharam. Os diretores do Festival se interessaram pelo projeto, conseguiram o apoio do Dinner´s Club, e o Cine Bardot foi inaugurado em grande estilo com o primeiro Festival de Cinema de Búzios. (pouquíssimas pessoas conhecem esta história)"
Ed Sartori



O Cine Bardot é um cinema modesto se comparado aos cinemas da capital, mas ele é charmoso,



tem até uma pedra lá dentro ao lado de uma cadeira. Há realmente um café e tinha uma livraria ( faz falta ). O Mario chegou aqui, como a maioria dos argentinos na década de 80, e trabalhou duro para conquistar o que tem. Iniciou o Festival de Cinema, que não tem o apoio publico que deveria, e assim segue, como empresário, e de certa forma, agitador cultural. Com a novela viver a vida Mario conseguiu, na opinião de colunistas sociais e escritores especializado em novelas e futilidades, ser mais importante que a Própria Helena de Manoel Carlos, em Viver a Vida-que pos Búzios na Rota dos interioranos e suburbanos de todo o Rio de Janeiro. A verdade é que ele demonstrou talento como ator, interpretando um caricato argentino buziano, falando o nosso “Portunhol Buziano” que é diferente de outros portunhos.
Victor Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário