3.6.09

Conhece a banda Jennifer Lo-fi?



Banda paulistana faz shows na web para conquistar palcos do mundo real
‘Webshows’ do Jennifer Lo-Fi vão ao ar ao vivo, nas noites de terça.
Apresentações são transmitidas no MySpace e em blogs de amigos.
Sabine Holler, vocalista da banda indie Jennifer Lo-Fi, atende ao pedido de uma fã e entoa um cover de “15 step”, do Radiohead. Meio sem-jeito, agradece o elogio de um admirador que a chamou de sexy e se despede prometendo um novo show para a próxima semana – no mesmo horário e endereço. Faz tudo isso sem sair do sofá do apartamento de um amigo, no bairro do Morumbi.



Há seis meses, o grupo paulistano de rock sonha conquistar os palcos da vida real usando como arma webshows semanais, transmitidos ao vivo em sua página no MySpace.

“Já recebemos convites de dois promoters que acessaram nossa apresentação. Usamos as ferramentas do mundo virtual para conseguir sair dele”, explica o guitarrista Caio Freitas, de 21 anos, que formou o quinteto Jennifer Lo-Fi com integrantes de outras bandas que conheceu em sites musicais.

Quem teve a ideia e descobriu os meios para transformar os webshows em realidade foi o estudante Manoel Brasil Orlandi, de 19. Amigo de Mallu Magalhães, o jovem antenado em tecnologia a convenceu de criar uma página no MySpace – que, campeã de acessos, alçou a cantora adolescente ao posto de revelação da música pop em 2008.

Agora, o estudante ajuda a divulgar as canções da turma do Jennifer Lo-Fi. “Dá para montar um webshow ao vivo, com a estrutura de sites gratuitos e simples de manipular. Basta ter uma boa webcam e uma sala com uma acústica decente”, ensina Manoel, que além de emprestar a salinha-escritório do apartamento dos pais, também dirige as apresentações virtuais.

“Não entendo como outras bandas por aqui ainda não fazem isso. É um ótimo meio de aparecer”, questiona.

Os webshows, vez ou outra, são itinerantes. Além de serem transmitidos na página do MySpace, às terças, às 20h30, também migram para “blogs amigos”.

“Mandamos o código da transmissão e a galera também reproduz o show”, conta o baterista Luccas Villela, de 21. “O segredo é a assiduidade, toda terça estamos lá. Felizmente, tem gente que acha mais legal deixar a novela de lado e ligar o computador para ouvir música", analisa.
Os integrantes do Jennifer Lo-Fi: Caio Freitas (guitarra), Luccas Villela (bateria), Sabine Holler (vocal), Gustavo Santos (baixo) e Filipe 'Miu' (guitarra e sintetizadores). (Foto: Divulgação)
Segundo o baterista, o show integral dura cerca de uma hora, com cem fãs acompanhando e comentando do início ao fim. “Mas há noites em que mais de 500 pessoas passam pelo site”, garante.



Toca Raul!
Para a tímida Sabine, de 18, nos webshows é mais fácil a missão de ser uma 'frontwoman' roqueira. “Ali minha plateia é o computador”, revela a moça, citando como influências bandas como Mars Volta, Sigur Rós e Sonic Youth.

“Fico me sentindo muito mais solta e quase esqueço que tem um monte de gente do outro lado da tela”, conta Sabine.

O que faz a cantora lembrar que não está só é uma movimentada sala de bate-papo, que funciona simultaneamente à apresentação. Lá os internautas deixam comentários sobre as músicas compostas pelo grupo - como “Song 1”, “Michael Caine” e “F for fake” - além de pedidos de covers.

“Sempre tem uns doidos que pedem absurdos, tipo padre Fábio de Melo ou então o famoso ‘toca Raul’. Daí que um dia resolvemos tocar mesmo Raul Seixas, ‘Sessão das dez’”, relembra o baixista Gustavo Santos, de 26, citando a faixa do álbum “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: Sessão das 10", de 1971.

“Tem muita coisa inusitada na discografia do Raulzito. Para que escolher algo farofa?”, questiona Gustavo.

Na próxima quarta (3), o Jennifer Lo-Fi apresentará suas canções e covers nada óbvios no palco real do Studio SP, em São Paulo. Será banda de abertura no show do quarteto carioca de eletro Glass and Glue.

Mas antes, nesta terça (2), fará mais uma edição de seu webshow. Como sempre, na condição de principal atração da noite.



Nos do curinga de Búzios apoiamos novos talentos, então ai esta a força que o curinga de búzios pode dar para esta talentosa banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário