30.6.10

Tia Eva, a Família Pinto, a marca Flor de Irene e o artesanato da Região dos Lagos
















Flor de Irene Artesanato Armação dos Búzios, Região dos Lagos/ Rio de Janeiro, Brazil
Artesanato de bom gosto e qualidade, decorativo e utilitário. Produzido por uma família de artesãos que tem no artesanato sua profissão e filosofia de vida. Ecologicamente correto. Contatos: 022 26239504 ou 267748281 e-mail flordeirene@hotmail.com







Nascida na Serra do Suarinho, município de Cachoeiras de Macacu RJ, a artista plástica e artesã Eva Pinto ( Mas conhecida como Tia Eva ), chegou a muitos anos na Região dos Lagos e aqui deu continuidade , junto a seus irmãos, a tradição de sua família, o artesanato. Em Búzios Tia Eva desenvolveu uma técnica apurada que levou o seu artesanato ao status de arte. Ganhadores de diversos prêmios e tendo expostos seus trabalhos em toda a região e outros estados do pais o artesanato para essa família é trabalho e filosofia de vida.

( as Artista Plastica e artesã Tia Eva com a peça "São Jorge Guerreiro" )









Hoje as peças da família Pinto e as obras de Tia Eva são comercializadas pela marca Flor de Irene, que faz a distribuição e a divulgação dessa belo trabalho.





( Portas joias )


O artesanato da Família Pinto alem de beleza, bom gosto e qualidade é auto sustentável, não causando impacto ao meio ambiente. A matéria Prima é toda de materiais reaproveitáveis; fibras naturais e matérias sintéticos que seriam jogados no lixo.


( A artesã Lucineia entre suas criações )


As bolsas em Taboa ( envernizadas ou cruas) com acabamento em tecido são um charme exclusivo, pois o método usado é uma criação do patriarca da família o Sr. Milto Pinto.








A Taboa

Conheça um pouco mais da principal matéria prima para o artesanato da Família Pinto
A taboa (Typha domingensis) é uma planta hidrófita (aquática) típica de brejos, manguezais, várzeas e outros espelhos de águas. Mede cerca de dois metros e na época de reprodução apresenta espigas da cor café contendo milhões de sementes que se espalham pelo vento.Altamente adaptável, encontra-se espalhada por todo o mundo, e em algumas partes é até mesmo considerada uma praga. É uma depuradora de águas poluídas, absorvendo metais pesadosA sua fibra, durável e resistente é utilizada como principal matéria-prima para papel, cestas, bolsas e outros itens de artesanato por varias gerações da Familia Pinto, que tem uma tecnica propria de transagem desse material, o que dá aos que adiquirem suas peças uma fina esclusividade.











Por que não agride o meio ambiente.

A taboa, (que na França é chamada de “Massete”, na índia de “Keya” na Amazônia de Partasana)cresce rápido, toma qualquer espaço alagadiço, tanto em água doce, como em água salobra. Para adquirir um artesanato com a qualidade e a beleza Flor de Irene são escolhidas para o corte somente as que se encontram em fase adulta, o corte é feito 20 cm acima da raiz o que possibilita Que cresçam novamente e em tempo de dar espaço para que as menores se desenvolvam. Em casos de algoas artificiais é uma forma de controle da população, evitando que elas sufuquem outras especimes.


Mais peças trabalhos em http://www.flordeirene.blogspot.com/



Pontos exclusivos de venda

Bazar da capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Búzios RJ


Feira de Artesanatos de Barra de São João RJ


Próximos eventos onde as peças estarão expostas

Festa do Crustáceo- Barra de São João RJ
Dias
14/15/16 de Julho

Festa de Sant!anna- Búzios RJ ( Bairro dos Ossos)

Dias 24/25/26/27 Julho


As bolsas em Taboa ou os cestos( envernizadas ou cruas) com acabamento em tecido são um charme exclusivo, pois o método usado é uma criação do patriarca da família o Sr. Milto Pinto ( hoje falecido, na foto com filhos netos e genros ). As peças sacras de Tia Eva tem origem nas bonequinhas de palha confeccionadas por Dona Irene
( Homenageada tendo seu nome ligado a marca que hoje comercializa e distribui os produtos)

26239504

28.6.10

Mano Brown fala de Lula e Serra

O lider do grupo de Rap “Racionais MCs”, Mano Brow , diz que se Serra for presidente será um desastre, mas demonstra descontentamento com Dilma para substituta de Lula, e não cita Marina como um opção.


26.6.10

Emancipação desinformada.


Não é somente a população de Tamoios que está descontente com a administração de Cabo Frio sobre suas vidas. No Bairro do Alto da Rasa e Maria Joaquina também há uma insatisfação generalizada em relação a esse gigante município da Região dos Lagos. Somente o que muda é, ao contrario dos tamoienses, esses não querem a emancipação, querem uma mudança de território. Isso mesmo! Eles querem ser considerados munícipes de Búzios!!!!! Um morador me deu a seguinte alegação: “Passo mais de um ano sem ir ao centro de Cabo Frio, faço tudo no centro de Búzios!”. Realmente os município da Região dos Lagos são extremamente mal divididos. Sempre se levou em conta interesses eleitoreiros e econômicos e nunca os culturais, que é o que se vê nesse caso. Agora o mais curioso é que o problema vai se repetir, pois os revoltosos de Tamoios não estão levando em conta essa questão. O segundo distrito de Cabo Frio geograficamente corresponde a uma imensa região que engloba a parte revoltosa ( que faz limite com Barra de São João ) e toda uma zona rural, alem destas partes limites com Búzios. Se a emancipação acontecer tudo isso ( inclusive a praia Rasa) seria o município de Tamoios. Mas os revoltosos de Tamoios não estão consultando os moradores de Maria Joaquina e Alto da Rasa, que nem sabem que fazem parte de Tamoios. E ainda há mais um agravante que não está sendo levado em conta: Os moradores de Campos Novos e Botafogo ((zona rural do talvez futuro município de Tamoios ) se sentem parte de São Pedro de Aldeia.

Victor Viana




25.6.10

Projeto de Cristovão Buarque. Opine!

Qualidade na Escola Publica


PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas. Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país tende a melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que
temos no Brasil.
SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.
Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país.
O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2009N5

24.6.10

Será que dessa vez ela consegue vir ao Brasil ( Ajuda Lula)


Livro de Yoani

A blogueira e jornalista independente, Yoani Sanches, vai tentar mais uma vez vir ao Brasil. Dessa vez para participar de um festival de cinema na Bahia, onde será apresentado um documentário sobre o movimento de blogueiros Cubanos. Yoani, já tentou vir ao Brasil para lançamento de seu livro “Para Cuba com Carinho”, vem sofrendo ameaças e boicotes dês de que iniciou o seu blog “Geracione Y” onde relata os acontecimentos cotidianos da Ilha de Fidel. Chegou a ser seqüestrada por agentes policiais cubanos, tendo aparecido em fotos em seu blog com a perna quebrada. Seu marido, também jornalista e blogueiro, foi igualmente atacado pelos agentes em outra ocasião em que havia desafiado-os a um duelo verbal de idéias que seria filmado ( De um celular) e postado em ambos os blogs.
(Victor Viana)

( yoani trabalhando em sua casa em Havana)

Depois de uma negativa a maioria dos que solicitam uma permissão de viagem desiste de voltar a pedi-lo. Poucos, muito poucos, continuam insistindo quando já escutaram mais de tres vezes a frase resumida “Você não está autorizado à viajar”. Só um punhado de cabeças-duras - entre os quais me incluo - volta ao Departamento de Imigração e Estrangeria para reclamar a chamada carta branca negada em quatro ocasiões. Mesmo que a cada nova petição pareça que as possibilidaes se tornam mais remotas, sou estimulada a deixar claro que minha reclusão nesta Ilha não tem sido por não haver esgotado todos os caminhos legais.

Sob esta filosofia do impossivel iniciei outro trâmite na direção do DIE do município de Plaza, desta vez para ir à cidade de Jequié-Bahia no Brasil. Em julho haverá um festival de docomentários onde um jovem realizador apresentará um curta sobre blogueiros cubanos; se o perder será porque haverei recebido o sexto “não” em apenas dois anos. Como em todos os trâmites anteriores, a carta convite chegou a tempo, meu passaporte está atualizado e meus antecedentes criminais mantêem-se limpos. Em teoria cumpro todos os requisitos vigentes para atravessar a fronteira nacional, porém continuo emitindo opiniões críticas e isso já me converte num tipo especial de deliquente.

Para esta viagem decidí bater em tantas portas quanto sejam possiveis e até mandei uma carta ao presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva. Quem sabe se por não escutar as demandas dos seus próprios cidadãos, o governo do meu país tenha ouvidos receptivos para quando lhe falar um dignatário estrangeiro. Meus amigos insinuam que passei a ser um “componente básico” com uma chapinha numerada posta sobre as minhas omoplatas, como esses móveis inventariados que pertencem a instituições estatais. Só resta sorrir ante brincadeiras assim e sacudir a falta de esperança com um simpático jogo de palavras: “vou-me, sim…me vou acostumando a ficar”.

Para esta viagem decidí bater em tantas portas quanto sejam possiveis e até mandei uma carta ao presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto
acesse:http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/

Liberte o Curinga que há dentro de você. Leia um blog, comente e duvide das coisas!


23.6.10

Ditadura Militar, Rede Globo e as historias de um veranista em Búzios.


A uns anos atrás estava trabalhando de caixa em um restaurante em Búzios, trabalhava a noite e estudava de manhã, que dureza! Um cliente antigo da casa, um daqueles coroas que vivem de renda, típico em Búzios, morador de Ipanema e sempre na casa de Búzios passeando, conversava com os garçons. De repente ele me chamou: “Victor! Você que é da comunicação escuta essa!”.
Eu fui, e ele disse: “ Eu estava bebendo em um bar lá em Copacabana e um militar, já de cabeça branca, sargento se não me engano, me contou que nos primórdios da TV Globo os militares aprenderam um carregamento de equipamentos de Vídeo-difusão contrabandeados por comunistas. O Dr. Roberto Marinho propôs aos milicos que se eles dessem esses equipamentos a ele, teriam então um espaço sempre aberto para divulgarem as glorias da ditadura ( ele não deve ter chamado o regime dos generais de ditadura).”. O cliente do restaurante completou dizendo que o velinho militar, de lagrimas nos olhos, disse: “ E depois a Globo nos traiu e apoiou os que eram contra a revolução!”. Eu e os outros estávamos ouvindo atentos a historia, eu então me achando, já que foi ele que disse que eu era da comunicação, emendei outra historia dizendo: “ È e depois o Roberto Marinho pediu mais uma concessão, um outro canal, de TV ao General Figueiredo e ele se negou, se vingou, deu o canal para o Silvio Santos!”. Todos ficaram comentando bem sobre aquele enlace de fatos relacionados à ditadura e a Rede Globo de Televisão. O que eu fiz foi só me lembrar de um fato que vi na TV ( Inclusive na própria Rede Globo ) e juntar a historia do coroa de Ipanema. Mas analisando agora, como realmente as duas histórias se completam mesmo! Como faz sentido se postas juntas uma depois da outra! Eu não posso provar nada da historia que o cliente do restaurante contou, mesmo sendo uma fonte segura ( gente que vive de renda bebendo em bar em Búzios é gente de confiança! rsrsrs) mas que da uma filme de conspiração, ou um livro desses que vendem para carai dá, não dá!?

Victor Viana

22.6.10

intervenções urbanas em Búzios...bons tempos!


Como se vê a arte em um município como Búzios? Bem, analisando pela onda de intervenções urbanas que proliferam pelas grandes cidades podemos pensar como se daria isso em Búzios?
Com a arte de intervir em um ambiente urbano, mas também interiorano como Búzios? Como não descaracterizar um lugar tão típico? Búzios não tem tradição nessa área? O processo de intervenção urbana não é novo, o que é novo é essa nomenclatura. Em búzios nos idos de 80 houve um processo de intervenção urbana que ainda pode ser visto em algumas partes das servidões que dão acesso a praia de Geribá. São pinturas feitas nos muros dessas servidões onde se registrou a filosofia de vida ( em muitos caso em um humor sutil ) que embalou um tipo de turista e veranista que não existe mais em Búzios, ficou no passado. Infelizmente essas pinturas estão sendo substituídas pelas pinturas arredondadas e grandes feitas pro grafiteiros imitando as pinturas das concentrações urbanas americanas. Quem quiser conferir é só ir a uma servidão da praia de Geribá e ver um pintura abstrata com a citação de um texto sobre espiritualidade do Dalai Lama ou um desenho bem humorado com uma frase de apologia a não estudar. Vale a pena para ver um tempo que passou mas que ficou registrado nos muros de uma servidão. O pendulo do tempo e fugacidade da arte.


Victor Viana

20.6.10

Quero meu dinheiro...comprei e não li o que me venderam.



Meu dinheiro mal gasto

È domingo, vou a banca e já é tarde, decido ao invés de comprar o jornal comprar a Veja. Na capa traz a matéria sobre o fantástico movimento do Twitter “Cala Boca Galvão”. A capa é sugestiva, trás o pássaro ( logomarca) do micro-blog cagando nos ombros do narrador. Me animo e abro a revista, antes de chegar na grande matéria preciso vencer varias de anúncios e de matérias pagas disfarçadas ( como as da Vale do Rio Doce). A matéria sobre o “Galvão” é um grande despiste. Sim, a matéria parece não andar, não tem consistência, fala e fala do twitter e assim consegue despistar de dizer as razões que levaram tanta gente a criar uma ação assim sobre uma figura tão conhecida da mídia. Alem da matéria de capa ainda mais matérias que ao ler vão dando aquela sensação de terem sido escolhidas como as melhores entre outras mais medíocres ainda. Salva um artigo sobre o hino nacional brasileiro e uma crônica da Fernanda Torres, que consegue entreter, que é a grande função de uma crônica.
No fim fico com a revista sobre a mesa de centro da minha sala com aquela sensação de que gastei dinheiro a toa.

Victor Viana

19.6.10

MANUAL DE REPORTAGEM ( Para com e sem diploma)


Rafael Bastos, jornalista e integrante do “humorístico” Custe o que Custar (CQC) publicou um vídeo anunciando um “Manual de Reportagem” feito pela agência Colméia. O video foi baseado na obra do jornalista britânico Charlie Brooker “How To Report The News”. È uma brincadeira que soa seria, visto que seguindo o que vemos na TV, basta isso para se ter uma material telejornalistica.

Veja o video





È uma brincadeira, mas vendo o noticiario na TV, bem...acho que é isso mesmo!

Os Merdas. Mais um charge de Múchiba e tambem um comentario sobre si mesmo.



( Muchiba em Tucuns, Búzios onde vai duas vezes ao ano )

Este a primeira charge da serie “Os merdas”, nesse trabalho eu fui alem da minha própria técnica, me superei. Estou em uma faze mais minimalista em relação ao meu desenho, em contraponto mantenho agora um discurso mais profundo, uso mais letras e palavras na boca dos personagens. Estou melhorando a cada dia a minha forma de desenhar e escrever, deixei de lado os erros de português que caracterizaram meus últimos trabalhos, agora me preocupo mais com as ortografias.

Eu agora garanto uma maior assiduidade nas postagens aqui no Curinga de Búzios. Eu agora tenho um conchavo com uma dona de Lann House e ele envia para mim via e-mail da Estrada da granada para Búzios. Antes tinha que salvar em um diskt e depois ir de ônibus a Búzios, onde tenho um barraquinho em Tucuns levar para a moçada postar.




"nesse trabalho eu fui alem da minha própria técnica, me superei. "


A Higem de Shek ( A Historia de Maurice Tillet )


Cá está a história da origem do personagem Shrek, que muitos conhecemos no Grande Ecran e cujo terceiro filme acaba de sair em DVD. Muitos podemos estranhar a origem de tal personagem, mas a verdade é que este não é totalmente ficção, pois foi inspirado numa pessoa real. Aqui fica a história:Shrek vivia em França e foi conhecido como ...Maurice Tillet. Nasceu em 1903, era um homem muito inteligente, que falava 14 idiomas, além de ser um exímio poeta e actor. Quando chegou à juventude, Maurice começou a desenvolver uma doença rara, chamada acromegalia. Esta doença causa um crescimento exacerbado e incontrolável de partes do corpo. Em pouco tempo, todo o seu corpo se desfigurou de uma maneira muito peculiar. Na verdade, esta “transformação” afectou profundamente os aspectos psicológicos da personalidade de Tillet, que sofreu os horrores de começar a transformar-se de uma maneira grotesca, apesar de por dentro continuar sendo um “gentleman” super inteligente. A sua forma gerava tanto preconceito que Tillet começou a ser expulso dos lugares que frequentava e onde antes era bem recebido.Não podendo lutar contra a doença, Maurice começou a adaptar-se a ela, adquirindo um rol de comportamentos mais adequados à sua grotesca aparência. Tillet tirou proveito do seu trabalho com actor e emigrou para os EUA. Tornou-se um profissional da Luta livre onde adotou o nome (e comportamento teatral) do “Assutador ogre do ringue”, cuja persona (chamada “o anjo francês do ringue”) adquiriu fama imediata com as platéias.Com o avançar da doença, Tillet acabou se tornando um recluso, embora ainda tivesse alguns amigos. Um deles foi o empresário Patrick Kelly, que visitava Tillet para jogarem partidas de xadrez. No ano de 1954, Tillet morreu do coração, aos 51 anos. Um de seus poucos amigos, Bobby Managain, um antigo campeão da luta livre, estava no leito de morte com seu amigo no dia em que ele se foi. Antes que Tillet morresse, Bobby pediu a
se poderia fazer um lifecast (uma máscara mortuária, uma prática comum até o século XIX e que com o tempo saiu de moda, mantendo-se hoje apenas no campo dos efeitos especiais), Tillet concordou e assim, quando ele morreu, Bobby fez três cópias da cabeça de Tillet em gesso.Uma delas foi parar no Museu Barbell de York. Uma das máscaras restantes ficou no escritório de Patrick Kelly e a última foi doada por ele para o Museu Internacional da Luta Livre, em Iowa. Posteriormente, uma das máscaras foi duplicada e foi parar no Museu Internacional da ciência cirúrgica em Chicago. Uma outra réplica da máscara mortuária de Maurice Tillet foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building. A réplica de Tillet serviu para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek. O corpo de Shrek, bem como sua cabeça, foram criados tomando como referência as formas de Tillet.

( PC. Chip's...colaborador faek rsrsr)

A Higem de Shurek ( A Historia de Maurice Tillet )



Cá está a história da origem do personagem Shurek, que muitos conhecemos no Grande Ecran e cujo terceiro filme acaba de sair em DVD. Muitos podemos estranhar a origem de tal personagem, mas a verdade é que este não é totalmente ficção, pois foi inspirado numa pessoa real. Aqui fica a história:Shrek vivia em França e foi conhecido como ...Maurice Tillet. Nasceu em 1903, era um homem muito inteligente, que falava 14 idiomas, além de ser um exímio poeta e actor. Quando chegou à juventude, Maurice começou a desenvolver uma doença rara, chamada acromegalia. Esta doença causa um crescimento exacerbado e incontrolável de partes do corpo. Em pouco tempo, todo o seu corpo se desfigurou de uma maneira muito peculiar. Na verdade, esta “transformação” afectou profundamente os aspectos psicológicos da personalidade de Tillet, que sofreu os horrores de começar a transformar-se de uma maneira grotesca, apesar de por dentro continuar sendo um “gentleman” super inteligente. A sua forma gerava tanto preconceito que Tillet começou a ser expulso dos lugares que frequentava e onde antes era bem recebido.Não podendo lutar contra a doença, Maurice começou a adaptar-se a ela, adquirindo um rol de comportamentos mais adequados à sua grotesca aparência. Tillet tirou proveito do seu trabalho com actor e emigrou para os EUA. Tornou-se um profissional da Luta livre onde adotou o nome (e comportamento teatral) do “Assutador ogre do ringue”, cuja persona (chamada “o anjo francês do ringue”) adquiriu fama imediata com as platéias.Com o avançar da doença, Tillet acabou se tornando um recluso, embora ainda tivesse alguns amigos. Um deles foi o empresário Patrick Kelly, que visitava Tillet para jogarem partidas de xadrez. No ano de 1954, Tillet morreu do coração, aos 51 anos. Um de seus poucos amigos, Bobby Managain, um antigo campeão da luta livre, estava no leito de morte com seu amigo no dia em que ele se foi. Antes que Tillet morresse, Bobby pediu a Tillet se poderia fazer um lifecast (uma máscara mortuária, uma prática comum até o século XIX e que com o tempo saiu de moda, mantendo-se hoje apenas no campo dos efeitos especiais), Tillet concordou e assim, quando ele morreu, Bobby fez três cópias da cabeça de Tillet em gesso.Uma delas foi parar no Museu Barbell de York. Uma das máscaras restantes ficou no escritório de Patrick Kelly e a última foi doada por ele para o Museu Internacional da Luta Livre, em Iowa. Posteriormente, uma das máscaras foi duplicada e foi parar no Museu Internacional da ciência cirúrgica em Chicago. Uma outra réplica da máscara mortuária de Maurice Tillet foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building. A réplica de Tillet serviu para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek. O corpo de Shrek, bem como sua cabeça, foram criados tomando como referência as formas de Tillet.

( PC Chip"S)

18.6.10

O mundo perdeu hoje o grande Josè Saramago ( Por Victor Viana )


Morreu hoje aos 87 anos o escritor português José Saramago, sofria de graves problemas respiratórios, segundo o jornal português Diário Econômico. Hoje o editor do autor, Zeferino Coelho, confirmou a noticia do El Pais de que Saramago havia falecido em casa, nas Ilhas Canárias.
Saramago, que teve origem humilde, sendo forçado a abandonar a escola e trabalhar desde cedo para ajudar a família, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Em 1992 teve um desentendimento publico com o governo Português, mudando-se então para as Ilhas Canárias.Desde a década de 1980, era um dos escritores de maior êxito em seu país. Seus trabalhos já foram traduzidos para mais de 20 idiomas.

"As pessoas costumavam dizer sobre mim: ''É bom, mas é um comunista''. Agora dizem: ''É um comunista, mas é bom''",




Entre suas grandes obras podemos destacar:
"O evangelho segundo Jesus Cristo", que despertou fortíssimas críticas do Vaticano,
"Ensaio sobre a Cegueira", que foi adaptado para o cinema.
"A jangada de pedra".
Sua última obra foi "Caim", publicado em 2009.


Em alguns momentos, Saramago chegou a ser comparado com outro ganhador do Nobel de Literatura, o colombiano Gabriel García Márquez, pois alguns viram no europeu uma pitada do realismo mágico latino-americano, particularmente na estratégia de mesclar personagens fictícios e históricos.

17.6.10

O planeta responde aos ataques. A praia do forte, em Cabo Frio, está assim.


A Praia do Forte, em Cabo Frio, está sofrendo com as alterações climáticas. O trecho mais badalado e charmoso da principal praia de Cabo Frio temporariamente desapareceu do mapa, sobrando apenas um barranco de barro, que certamente é o aterro que foi usado para fazer as pistas e o calçadão. A praia naquele trecho se resume hoje a uma encosta, e poderá ser muito pior se outra ressaca vier a acontecer nos próximos meses. Há rumores de que há água minando de estacionamentos de alguns comércios e prédios próximos a praia.




Foto: O Perú Molhado

Hoje faz um ano da histórica decisão do STF, o diploma de jornalismo caiu!




Em 17/06/2009 o Supremo Tribunal Federal, em decisão histórica acaba com a obrigatoriedade de diploma de jornalismo para o exercício da profissão no Brasil.



Na decisão contra a obrigatoriedade do diploma o STF decidiu que:
“O jornalismo é uma profissão diferenciada por sua estreita vinculação ao pleno exercício das liberdades de expressão e de informação. O jornalismo é a própria manifestação e difusão do pensamento e da informação de forma contínua, profissional e remunerada. Os jornalistas são aquelas pessoas que se dedicam profissionalmente ao exercício pleno da liberdade de expressão. O jornalismo e a liberdade de expressão, portanto, são atividades que estão imbricadas por sua própria natureza e não podem ser pensadas e tratadas de forma separada. Isso implica, logicamente, que a interpretação do art. 5o, inciso XIII, da Constituição, na hipótese da profissão de jornalista, se faça, impreterivelmente, em conjunto com os preceitos do art. 5o, incisos IV, IX, XIV, e do art. 220 da Constituição, que asseguram as liberdades de expressão, de informação e de comunicação em geral”.


O STF também acrescentou no acórdão posteriormente publicado que:

No campo da profissão de jornalista, não há espaço para a regulação estatal quanto as qualificações profissionais. O art. 5o, incisos IV, IX, XIV, e o art. 220, não autorizam o controle, por parte do Estado, quanto ao acesso e exercício da profissão de jornalista. Qualquer tipo de controle desse tipo, que interfira na liberdade profissional no momento do próprio acesso a atividade jornalística, configura, ao fim e ao cabo, controle prévio que, em verdade, caracteriza censura prévia das liberdades de expressão e de informação, expressamente vedada pelo art. 5o, inciso IX, da Constituição. A impossibilidade do estabelecimento de controles estatais sobre a profissão jornalística leva a conclusão de que não pode o Estado criar uma ordem ou um conselho profissional (autarquia) para a fiscalização desse tipo de profissão. O exercício do poder de polícia do Estado é vedado nesse campo em que imperam as liberdades de expressão e de informação.


O acórdão é finalizado demonstrando que a questão ultrapassa em muito as fronteiras nacionais e tem jurisprudência continental:

A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu decisão no dia 13 de novembro de 1985, declarando que a obrigatoriedade do diploma universitário e da inscrição em ordem profissional para o exercício da profissão de jornalista viola o art. 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos, que protege a liberdade de expressão em sentido amplo (caso "La colegiación obligatoria de periodistas" - Opinião Consultiva OC-5/85, de 13 de novembro de 1985). Também a Organização dos Estados Americanos - OEA, por meio da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, entende que a exigência de diploma universitário em jornalismo, como condição obrigatória para o exercício dessa profissão, viola o direito a liberdade de expressão (Informe Anual da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de 25 de fevereiro de 2009)

(Leia a integra do acórdão no site da ABJ: www.abjornalistas.org link legislação.)


A Luta entre favoráveis e não favoráveis continua:

Logo após a decisão do STF em 26/07/2009 o MDJSD resolve fundar a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNALISTAS – ABJ, única entidade nacional a aceitar como associados os jornalistas com ou sem diploma. A ABJ é a legítima representante e defensora dos mais de 20.000 jornalistas sem diploma que já se registraram no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego e de muitos mais que ainda não o fizeram.

A FENAJ reagiu a decisão do STF articulando e protocolando na Câmara e no Senado Federal duas PECs – Projetos de Emenda Constitucional, exigindo a volta da obrigatoriedade do diploma e que estão em tramitação nas duas casas. A PEC da Câmara que está mais adiantada, foi aprovada na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, porém em seu relatório o Deputado Maurício Rands, mesmo favorável ao diploma deixa claro a questão do direito adquirido dos jornalistas sem diploma:

16.6.10

NA COLUNA DO AFROBÚZIOS DO JORNAL PH, GUILERME BARCELOS MANDA UMA GRANDE LETRA.

Negrito
Um grande comentário que deve ser lido e relido...





DEU NO PRIMEIRA HORA.







CLIK NA IMAGEM PARA LER

Guilerme Guaral ( O Maribondo da Tropa de Elite ) fala da emancipação de Tamoios.


( Foto: Blog do Daniel peçanha )
Zapeando pelos blogs, eu me informo não somente pelos sites da imprensa oficial mas também ( muito mais na verdade ) pela impressa alternativa na qual creio e sou missionário, encontrei a postagem de hoje do “Blog do Rafael Peçanha” onde há vários comentários feitos pelo Guilerme Guaral O atual Secretário de Cultura de Cabo Frio, professor de historia e também ator ( Fez o personagem “Maribondo” no filme “Tropa de Elite”. Destaco aqui seus comentários sobre a emancipação de Tamoios onde ele opina de forma lúcida e equilibrada sobre um tema a qual a grande maioria da sede do município nem sabe de que se trata.

( Victor Viana )







Emancipação de Tamoios – Eu, particularmente sou contra a emancipação. Creio que o que já passou da hora é instituir uma ação estruturante em Tamoios que discuta e resolva os problemas básicos da região. É preciso resolver a questão fundiária e a consequente arrecadação de impostos (territoriais e comerciais), Disponibilizar linha de Ônibus circular que passe de meia em meia hora com o preço normal de Cabo Frio, calçar as ruas e dotá-las com saneamento básico, água tratada. Se temos serviços tercerizados e alguns monopolizados temos que cobrar a execução dos mesmos.


O que os moradores querem é ter o sentimento de pertença. Sentir que são cidadãos de um município que os respeita, que os quer cidadãos. Se eu fosse prefeito de Cabo Frio não pensaria duas vezes e começaria imediatamente a Estrada da Integração. É preciso possibilitar essa interação e encurtar as distâncias. Fiquei surpreso quando vejo que os mapas de Cabo Frio, vendidos nas bancas de Jornal não incluem o Segundo Distrito. Talvez até mesmo o mapa que ensinam nas escolas aqui no centro não façam essa inclusão. Portanto, o desejo dos moradores é legítimo, mas acredito que a união ainda pode acontecer, sobretudo com respeito do governo pelos cidadãos que moram em Tamoios que é o dobro do tamanho do primeiro distrito.


Confira as opiniões do cara sobre outros assuntos no link: http://rafaelpecanha.blogspot.com/2010/06/opinioes-sobre-quase-tudo.html

Esmael Carolho recebe mais um e-mail criticando seus textos e responde...bem responde do jeito de sempre; o jeito dele ué.

Recebi um e-mail do Sr. Eduardo Da Silva e Souza que me dizia assim:

“ Senhor Esmael Carolho, leio sempre o blog “O Curinga de Búzios” e inevitavelmente seus artigos. Não gosto da forma como o senhor escreve e nem acredito que o senhor seja um bom musico e produtor musical, visto que é um péssimo critico desta área artística. Seus artigos não acrescentam nada a cultura geral dos leitores do blog. Na verdade não sei porque seus textos são mantidos aqui. Você apenas polemiza e mais nada, é um “critico” que critica por criticar, não faz analise técnica e afins. Gosto do que leio aqui, e sim gosto do humor e da acidez de alguns textos, mas não dos seus. Há palavrões no texto de todos os que escrevem nesse blog, eu sei. Mas nos seus eles são gratuitos e sem propósito. Espero que não se ofenda, mas pare de escrever.”



O que posso dizer a você querido Eduardo da Silva e Souza ( tem sobrenome nobre né!? O sobrenome do nosso rei é Silva também). Você não gosta de mi? Há muitas pessoas nessa situação, infelizmente isso não dá bolsa família e nem cota em universidade. Meus artigos não acrescentam nada? É questionável já que recebo também elogios e não somente criticas. Gosta de humor? Acho que não, se assim fosse entenderia o teor de meus textos brilhantes.. Sabe Eduardo, eu gostei de você. Você é bom. Grande musico, poeta, astrofísico, pintor de quadros e de paredes, astronauta, contador, policial, padre, ginecologista, sambista, catador de coisas no chão e amigo dos seus amigos...a lista é longa. Sobre meus palavrões, “ Puta que pariu! Meu gato pois um ovo. Mas gato não põe ovo. Puta que pariu de Novo!”. Eduardo, bay bay, Lobão.

Esmael Carolho, é critico musical e produtor alem de ser budista e caçador e detestar os mosquitos do Recreio dos Bandeirantes.

15.6.10

Guerra e Paz. È hoje! È hoje! Vai Brasiiiiiiiiiiiiil!!!!!! A taça é nosaaaaaaa!



È hoje! È hoje! Vai Brasiiiiiiiiiiiiil!!!!!! A taça é nosaaaaaaa!

Estamos todos hoje mais patriotas que qualquer dia do ano. Somos mais brasileiros. Não há Carnaval, não há eleição, nada traz a tona o sentimento de brasilidade quanto a Copa do Mundo. Por que? Por que em um jogo onde nossa seleção se levanta contra outros países cresce em nós a vontade de gritar e de dizer aos brados: “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amooooor”? A copa do mundo é uma, ao menos em grande proporção, uma festa pacifica, mas o futebol traz em si termos de guerra em suas táticas e terminologias. “Atacantes”, “Defesa”, “Barreira de proteção”. E não é como um exercito de guerreiros que vemos os nossos jogadores? Não são esses os termos que usamos para designá-los? “Matador”, “Capitão do time”, “Vitoria”, “Derrota”... antes de cada jogo cantam o hino nacional, ergue-se a bandeira de cada nação...estamos lutando/jogando contra outra seleção/pais. Um rival/inimigo a ser vencido para de alguma forma se erga a soberania brasileira. Em meio a alegria, nos unimos para assistir uma guerra sem armas. Por que? O Brasil foi invadido pelos portugueses e seguiu-se em varias tentativas de franceses e holandeses e outros “Eses” tentando tomar parte dessas terras. Não existia Brasil, éramos uma terra de ninguém. Portugal tomou as rédeas e assinou o, o chatissimo de se estudar na escola, tratado de Tordesilhas, o Brasil era então parte de Portugal. Dom Pedro I nós fez independente, éramos juridicamente (no papel) um estado, mas no coração do povo não existia ainda o sentimento de ser brasileiro. Serio? Serio, tínhamos território, tínhamos um rei, tínhamos umas leis, mas ninguém se sentia brasileiro. O que éramos então? Éramos Baianos, Mineiros, Gaúchos... Talvez (Eu disse Talvez) o Rio de Janeiro e São Paulo se sentisse brasileiros, mas não existia uma nação pulsando no coração desse imenso território. Para constatar isso basta ver em nossos livros de Historia as tentativas separatistas na Bahia, no Sul, em Minas, em tantos cantos havia uma luta por ser independente deste estranho Brasil. Mas de 1864 a março de 1870 houve uma pendenga com o nosso vizinho o Paraguai. Estávamos em guerra, o Brasil inteiro, pela primeira vez se uniu como uma nação. E fomos à guerra, como as guerras são idiotas, massacramos o Paraguai e deixamos apenas uma nação de mulheres e crianças. Até hoje o Paraguai sofre as conseqüências dessa guerra. Pronto, uma guerra selou nosso sentimento de nação, já somos agora brasileiros. Existe uma coisa chamada sentimento coletivo, é isso ai esse sentimento se perpetua em nós e graças a Deus a guerra que escolhemos para fazer memória do nascimento de nosso sentimento de pertencer a uma nação é a pacifica Copa do Mundo, e o nosso exercito joga bola para vencer e nos dar a alegria de uma vitoria sem mortes e sem destruição. Viva o futebol, o sonho da paz é possível? Ao menos na Copa parece ser.

Victor Viana

13.6.10

Convenção nacional do PMDB oficializou o nome de Michel Temer como vice... o ser cheio de pompa e de si estava La destoando de Dilma.



























O Michel temer que já foi um critico feroz do governo lula em fim se rende ao barbudo e baba o ovo do ex metalúrgico. o PT quem diria pois assumindo publicamente que sem os miúdos não de porco mais os miúdos( partidos pequenos e insignificantes) e sem o PMDB não teria a mínima condição de governar, sem duvida a futura presidente do Brasil Dilma Russeff, não ficou muito bem ao lado deste ser cheio de pompa e cheio de si, pelo visto a era da humildade das historias tristes vai acabar mais a final qual será o estilo da futura presidente(?) discurso seco e direto certamente seus raciocínios não terão como pano de fundo o futebol e nem caberá em nome de Jesus uma historia triste do tempo da fome e seca no sertão então realmente estou curioso para saber o estilo de nossa sem duvida futura presidente ( não que eu vá votar mais acho difícil o PSDB e o democratas e um monte de miúdos ( de boi ) tirar esta babada.

Arnaldo Marques.

11.6.10

A copa e a eleição. Eleição? E o ficha limpa?


A copa e a eleição. Eleição?

Como é sempre de quatro em quatro anos, o pais se enfeita de verde amarelo. È Copa do Mundo, e como aprendemos dês de tenra idade, a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa. Mas acontece também de quatro em quatro anos uma tal de eleição para presidente, senadores e deputados. “Mês de copa de mundo é mês perdido”, diz os comerciantes sobre os negócios, digo eu sobre os rumos do pais. Eu também vibro, espero ansioso pelo dia do jogo, mas também vibro e espero ansioso pelo dia da grande vitoria democrática que não vem. Não há espaço em nossa alegria para que se veja a cara de zumbi que tem nossos três maiores candidatos a presidência, e seus planos de governo. A culpa não é do povo, ao menos em parte, o povo ( nisto me incluo ) tem sempre fome de pão e de beleza. Futebol é beleza, copa do mundo mata nossa fome de alegria de forma pacifica e gratuita, como antes era o carnaval. A culpa pode estar nos personagens que atuam no sistema. Por que empurraram as discussões do projeto ficha limpa para o mês da copa? Por que embromaram, embromaram, e no mês da copa deixaram para mutilar o projeto e as pressas sancioná-lo? A grande massa não está percebendo que fomos traídos, mais uma vez, pelos filhas da puta de sempre, esse ficha limpa aprovado é uma farça. A culpa do povo é grande no fato de no momento do voto eleger esses carcarás mais uma vez a cada eleição e reelegê-los ( Que é uma atitude antidemocrática). Viva sim a Copa do mundo! Realmente a taça é nossa, mas tomemos cuidado, essa admoestação é tão antiga com a nossa fome de beleza, porque os desgraçados de sempre estão nos fudendo usando a milenar política do “pão e circo”, ou do “pão e futebol”.

Victor Viana

10.6.10

Raoni em fúria! Ou somente de volta a mídia, talvez...( Por Victor Viana )



na foto ao lado de seu fã, Sting

O cacique da Nação Kaiapó, Raoni Metuktire esteve em paris para divulgar seu livro “Memórias de um chefe indígena”. Diante dos jornalistas demonstrou o tato natural de sempre para interagir com os meios de comunicação, chegando a tirar a roupa e mostrar as pinturas em seu corpo. O livro entra na mídia, em especial, por inevitavelmente tratar do período em que o cacique conviveu ativamente com o rockeiro Sting. Mas Raoni, demonstrando mais uma vez seu carisma pessoal, não saiu como coadjuvante de seu próprio evento e causou reboliço ao afirmar que matará homens brancos que construírem a Hidrelétrica de Belos Montes no Pará. No entanto, rodeado por crianças de sua tribo, disse que as crianças brancas serão poupadas. A equipe francesa teve acesso a raoni, com ajuda de um buziano, o belga radicado a anos no Brasil Philippe Meeus ( Proprietário do Hotel Insólito) que fretou um jatinho onde a equipe enfrentou 7 horas de vôo para encontrar o chefe indígena. Raoni ainda fez um pronunciamento a TF1, uma das maiores TVs francesas, onde pedi a Jacques Chirac ( ex presidente Frances) e a Nicolas Sarkozy, para que ajudem a impedir que o presidente Lula construa a barragem no rio Xingu. O rio é um importante afluente do Amazonas e, caso a barragem seja feita, 500Km de floresta virgem será inundadas. Modificando o eco sistema e expulsando 20,000 pessoas de suas terras de origem.








“Pedi a meus guerreiros que se preparem para a guerra: também avisei as tribos do Alto Xingu”
Cacique Raoni, líder do The Police.
Raoni pintado para a guerra

8.6.10

Marquinho Mendes elogia a si mesmo em jornal local. ai ai, que cansaço disso...

Em entrevista ao Jornal “O Fala Serio” ( Edição 78, ano V )o prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes enumerou os feitos de seu governo em Tamoios ( Segundo Distrito de Cabo Frio ), entre eles citou como uma de suas grandes ações ter Iniciado ( guardem a palavra “Iniciado” a construção do Poliesportivo. Ué, agora político se gaba de obra que não terminou? Como a política está mudada!

Vejam em que pé a obra está:
( Aqui está a grande obra )















Há, e mais uma vez falou do raio do ônibus gratuito, vejam: :







6.6.10

A HISTÓRIA DE VANDA ( Os dois primeiros capitulos da grandiosa historia de "Vanda", escrita por Arildo Guimarães)












CAP I: O QUARTO



Sentada sobre a cama a mulher olhava fixamente a janela e o dia de sol lá fora. Por entre a sua visão e a imensidão do mundo uma bela grade de proteção se estendia pela janela. Aquilo era um sinal de proteção, que deveria impedir aos que viessem de fora invadir o pequeno mundo de Vanda. Mas a mulher alisava a sua bela gata, que se espreguiçava sobre a cama e amolava suas unhas sobre a colcha branca, onde, aliás, era tudo branco naquele espaço. A gata agora olhava também a janela e vigiava com seus olhos felinos uma enorme borboleta que passeava contra a luz do sol e num repente ela pulou sobre a pequena Vanda, deu um salto sobre a cama até a janela e passou entre os ferros da grade e ganhou a liberdade do mundo, onde uma borboleta azul fazia peripécias acrobáticas no ar e a gata branca tentava a todo custo pegá-la.
Vanda ainda sentada sobre a cama sentiu-se mal, como se todo o branco do quarto avançasse sobre ela e o espaço que antes era um refúgio tranqüilo parecesse uma prisão inócua e sem vida. Mas seus olhos se fixaram na janela e a mulher como a gata deixou que a sua visão ultrapassasse as grades fortes de ferro e tomasse o mundo lá fora.
Como uma borboleta grandes asas de mariposas simplesmente nasceram no corpo esguio da mulher, impedindo que ela caísse sobre a cabeça de mil transeuntes que não estavam ali, aliás, lá fora não era o quarto de Vanda. Ela se assustou, mas as asas agora a levariam a qualquer lugar. O mundo lá fora não era mais o mesmo que a mulher um dia sonhou desbravar, tudo tinha um colorido azul, ora mudava para o verde, o vermelho. Era um mundo de cores e ela simplesmente voava com asas que não eram suas, mas que a levaram até uma enorme fila.
Vanda entrou na fila, lá na frente um grande cavalo sentado num belo trono de alfafa recebia oferendas de todos os tipos e lugares do mundo, muitos estavam ali para beijar os seus lindos cascos fendados. Ela olhou em volta e viu que ali tudo era de ouro, do chão ao teto, tudo era ouro polido e brilhante, mas aquele ouro lamentava algo. Velhas histórias de sofrimento e dor. Não era um ouro puro, era o ouro das almas perturbadas e dilaceradas a muito em um mundo que Vanda desconhecia. Despertando novamente a sua consciência, Vanda olhou em sua mão e lá estava um papel com o número 665, que marcava o seu lugar na fila para o Grande Cavalo. Ela sentiu que o dono do número 666, sussurrava algo em seu olvido, algo sobre liberdade e revolta e prazer. Logo sentiu que uma língua grande e escorregadia entrava por baixo do seu vestido e penetrava em sua vagina. A mulher teve um êxtase e desmaiou naquele mundo onde tudo que era para ser, só seria depois do fim do mundo.



CAP II.





OS FILHOS DE VANDA






Sentado na lua um insone observava a terra que lá de longe parecia um lugar calmo e tranqüilo. Mas nada era tranqüilo para Vanda, sua barriga crescera tanto que ali deveria ter pelo menos umas seis milhares de crianças, aquelas que foram mortas no massacre impetrado por Herodes o Grande, num tempo esquecido e que ninguém mais se lembra.
Vanda sentia-se muito mal, a hora estava chegando e ela caminhou até uma praia, ali seria o lugar onde ela iria dar a luz. Mas o barulho da música que vinha por todos os lados a atormentava, um milhão de pessoas dançavam freneticamente uma música que se repetia durante mil anos e ao fim do festim aquelas pessoas num transe frenético começaram a brigar uma luta que durou toda a estação das chuvas e no final jazia sobre a areia de Copabana um milhão de corpos que forram varridos e escondidos sobre a bela estátua do cristo redentor, que de braços abertos prometia abraçar toda a cidade.
Vanda caminhou até a água, mas aquela água do mar estava suja, um milhão de sapos e pererecas nadavam naquelas águas, mas a criaturas mais perigosas eram as bocas difamadoras que ali estavam perdidas há alguns séculos a espalhar mentiras sobre todas as coisas conhecidas. Aquelas bocas tinham a forma de um peixe, mas poderiam ser cobras no virar da noite e durante a manhã se transformavam em papel cheio de hieróglifos que recolhidas pelo governo eram vendidas como jornais, que depois de lidas e espalhar suas vulgaridades e obscenidades novamente eram descartadas e vinham dar na praia, onde se transformavam em bocas difamadoras.
Era chegada a hora, a mulher iria parir logo, e não havia um lugar sobre a terra que pudesse acolher aquela que daria luz as criaturas mais importantes já vistas nesse planeta que era observado pelo insone, que agora não mais na lua estava sobre o sol.
Depois de muita dor, e de gritar sem que ninguém viesse a ajudar a mulher deu a luz a sete seres. O primeiro foi o ponto, depois a vírgula, depois ao dois pontos, após a exclamação, o ponto e vírgula veio a seguir, um pouco depois nasceu à bela reticências e mais um pouco veio a nascer à interrogação.
Ali naquele lugar abandonado aquelas criaturas observam a sua mãe, uma mulher pequena e miúda que nunca antes saíra do seu quarto e agora era mãe de sete filhos incríveis. Cada um deles cresceu rápido e forte, mas o mais importante dele a interrogação era assediada por todos os povos do mundo pelo caos que ele poderia criar. Alguns achavam que aquela criança deveria ser queimada logo, outros tinham muito medo do que ela poderia trazer ao mundo, principalmente os demônios de vermelho. Deixar aquela criatura a solta seria um grande perigo, pois ela poderia despertar no homem a dúvida, e o homem nunca deveria duvidar daquilo que a TV dizia daquilo que o Grande Cavalo ordenava. Então Vanda vendo que ela e seu filho corriam risco fugiram dali escondidos dentro de uma carroça de ciganos que estavam passando pela praia de Copacabana.

CAP 3
O MUNDO DE VANDA... CONTINUA EM BREVE...











Arildo Guimarães foi ( mesmo que não goste de lembrar disso) um dos fundadores do aglomerado de ideias que alguns chamam de movimento, outros de ant-movimento "Nova Ordem". O texto "Vanda", foi uma das primeiras criações dessa trupe, e hoje pode finalmente sair das brumas da lenda e se revelar real e concreto.




5.6.10















Quem disse que futebol não é arte esta muito enganado, futebol e loucura e paixão e o limite de uma sensação descontrolada que se analisada deixa um sentimento tímido a se questionar “caramba era eu mesmo ali gritando daquele jeito...” mais o descontrole os pulos, abraços a falta de timidez os gritos fazem deste esporte alvo de uma paixão difícil de explicar meu flusão ganhou estou feliz as coisas vão bem o dia começa melhor e assim a vida vai passando e as verdadeiras preocupações as que matam e limitam o ser vão sendo esquecidas uma a uma, anestesia do esporte e linda e incompreensível difícil de explicar , veja o contraste dos oponentes a expressão dos rostos o foco em cada sentimento a lucidez e o descontrole a raiva contida a felicidade expressada o que dizer do esporte mais lindo do mundo o que dizer do meu flusão que mesmo na terceira morreria tricolor, flusão eterno vamos que vamos rumo ao titulo brasileiro.

Visite o site do Fluminense e dissemine este sentimento http://www.fluminense.com.br/

Arnaldo Marques tricolor fanático.

E derrepente começamos a ver que O tal Junior não é uma parte do nome da Sandy

( Fotomontagem de Junior quando era criança ao lado de Sandy hoje em dia )

E derrepente começamos a ver que O tal Junior não é uma parte do nome da Sandy. To falando serio, eu achava que o nome da menina era “Sandy Junior”, eu achava estranho porque nome de mulher não leva Junior no fim, mas Sandy já é um nome de gosto duvidoso...
Mas depois percebi que aquela sombra que ficava pulando ao lado da mocinha era o irmão dela, o Juninho, quer dizer o Junior. Bem, vamos começar entrar no som. O som é ruim para caralho, sempre foi, tudo que os dois fizeram sempre foi ingênuo. Quando eles eram crianças dava para agüentar aquele negocio de Maria Chiquinha e cover desgraçados da Jovem Guarda, mas eles foram crescendo e encomendando musicas de compositores que fizeram musica para Xuxa, ae depois Sandy ( que agora sei que não é Junior) resolveu compor, e continuou tudo igual. Ah, eu quase ia esquecendo da versão terrível do cacete da musica do Titanic. Não podemos negar que a menina é afinadíssima, Lobão chegou a criticá-la de que ela era afinada de mais ( Ninguém deu atenção porque Lobão só fala merda). Mas a Fernanda Takai do Pato Fu também é afinadíssima e é um talento criativo dos maiores da geração dela. O que separa as duas? Justamente a questão do talento criativo ué. Mas começou a especulação que os dois iam se separar, eles diziam que não, mas qual seria o futuro do Juninho? Rita Lee, com a sabedoria que a idade não lhe deu (ela não é sabia) disse que eles já tinham muito dinheiro e que tava tranqüilo. Para encurtar a historia eles se separaram. Sumiram um tempinho e o moleque voltou com uma banda doida, que tinha o ex-baixista da bosta rock “Charle Brow Jr”. È claro que não deu certo. Mas um dia eu estava assistindo O Big Brother ( è eu vejo ) e o cara, o Juninho, tocando em uma banda sem vocal muito boa! Misturando coisas eletrônicas com a bateria acústica, cheia de som e o violino do membro menos bobalhão da grande família, família Lima quis dizer ( Opor coincidência o marido da Sandy é o que mais tem cara de bobo). Meses depois Sandy apareceu em um programa de auditório qualquer ae e cantou a nova musica de trabalho dela, eu agora não vou fazer brincadeira, eu fiquei com pena dela. A musica nova era a musica de sempre! Tadinha, ela tinha composto, letra de menininha de colegial e a musica com melodia de Celine Dion e arranjo de Roupa Nova,. Dessa vez fiquei com pena da Sandy e não do Junior como foi por muito tempo.

Esmael Carolho
( Produtor e Critico musical, alem de jogador de baralho no pósto 9 )

4.6.10

Raiz do Sana saiba e escute um pouco mais dessa grande banda!






O Raiz do Sana, foi formado em 1998 no Vale do Sana, região serrana do Rio, distrito de Macaé. o grupo toca um forro alternativo, combinando os baiões, xotes e xaxados com elementos de outros estilos, como rock, salsa, samba, soul e maracatu. A partir dessa mistura, a banda desenvolveu uma sonoridade própria e inconfundível. As letras são poesia livre que fala do estilo de vida rural do Sana, alem de energia, disco voadores, trilhas, cachoeiras e amor. A banda começou de forma quase que despretensiosa depois do Sana tocaram primeiro em Macaé e rodaram toda a Região Serrrana e a Região dos Lagos também, pouco a pouco chegaram no Rio e foram para o Espírito Santo e depois para São Paulo, onde ganharam o premio de melhor banda do ano. Em 2000 a banda gravou seu primeiro CD independente, chegando a vender 4,000 copias, o que os levou a assinar contrato com a gravadora albatroz do Rio de Janeiro.



Integrantes:

Tati Veras - voz
Elysio - baixo
Rodrigo Ramalho - sanfona
Léo Oliveira - cavaquinho / guitarra

Luiz Nato - violão
Frank Furtado - zabumba
Phinha - percussão
Rodrigo Bucair – percussão


Comentários de mebros desse blog:

“Lembro-me que assisti a Raiz do Sana a primeira vez em Barra de São João e foi incrível. Depois fui ao sana passar um fim de semana e estive em um momento mais intimista da banda no sitio do Jamil ( o próprio da canção “O Forro do Jamil”). Sempre adorei a banda e sempre mostrei aos amigos de outros estados e outros países como um exemplo da musica da minha região e do meu pais.” ( Victor Viana )

“È som do mato e ao mesmo tempo moderno. Sou fã.” ( Esmael Carolho)

“ A voz da Tati é linda e cheia de astral bom. As letras me lembram meus tempos de riponga pelas cachoeiras do mundo” (Raquel Nascimento)

“Fui ao Sana com minha namorada certa vez e pude ver de perto o peso e a leveza dessa grande banda” (Múchiba)

“Adoraria poder fazer um som com eles” ( Arnaldo Marquez”


Raiz do Sana lançou em 2009 um DVD com músicas ao vivo, o DVD inclui músicas inéditas e muitos sucessos dos antigos CD’s.
Por enquanto a compra pode ser feita apenas através do site da banda: http://www.raizdosana.com.br/, realizamos a compra do DVD através do site, demorou muito pra chegar, mas valeu a pena esperar, o DVD tem muita qualidade.
O show contou com a participação especial de Elba Ramalho e o DVD possui uma faixa bonus com participação de Marcelo D2.
Músicas do DVD Raiz do Sana Ao Vivo:
Trajetória de Mutantes
Ave do Sol
Telepática
Catarina
Plantio de Amor
Deusa do Pecado
O Toque
Saudades do Futuro
Festa do Interior / Olha pro Céu
Estrela Alpha
Procê
Andando na noite
Rainha dos Trópicos
Teco-Teco
Chamego Zen/ O Beijo/ Forró do Jamil
OVNI
Pedro Mila
Confira a nova música lançada no DVD com participação especial de Marcelo D2:


p>


Discografia:
* Raiz do Sana
* Cabeça D'agua
* CD 3


Contatos
E-mail : comercial@raizdosana.com.br
Site oficial : http://www.raizdosana.com.br